Fale Conosco

15 de fevereiro de 2012

Desenvolvimento Humano realiza I Encontro de Técnicos dos Creas



A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) realiza, nesta quinta-feira (16), o I Encontro de Técnicos dos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas – Polos Regionais). O evento acontece pela manhã, no auditório do Ministério Público, na Rua Dom Pedro II, para cerca de 140 servidores.

A capacitação contará com palestra da professora doutora da PUC de São Paulo Adailza Sposati, que falará sobre a Política de Assistência Social. A secretária da Sedh, Aparecida Ramos, fará a abertura do evento, falando sobre a importância dos Creas Regionais, que foram reordenados recentemente para atender as localidades onde não existia cobertura da Proteção Social Especial de Média Complexidade.

Segundo a coordenadora estadual dos Creas, Madalena Dias, o evento vai propiciar o primeiro contato com os profissionais que foram selecionados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) realizado no final do ano passado.

“É um momento em que iremos orientar os profissionais sobre como atender a população com direitos violados que chega aos Creas, buscando preservar, dentre outros aspectos, a dignidades destas pessoas. Haverá, ainda, um momento em que a equipe de referência de Média Complexidade da Sedh orientará os profissionais a cerca de alguns instrumentais utilizados cotidianamente nos Creas”, explicou Madalena Dias.

Creas – Os Centros de Referência Especializada da Assistência Social (Creas) são unidades públicas estatais cujo objetivo é atender a população com direitos violados.

Os Creas contam com equipe multiprofissional formada por advogados, assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais e coordenadores. Na Paraíba existem 92 Creas em todo o Estado, sendo 20 regionais geridos pelo Governo do Estado e 72 municipais.