Fale Conosco

16 de fevereiro de 2012

Desenvolvimento Humano capacita técnicos selecionados em PSS dos Creas



Cerca de 140 técnicos dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) – Polos Regionais – participaram, na manhã desta quinta-feira (16), do I Encontro de Técnicos promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh). O evento aconteceu no auditório do Ministério Público, onde houve palestra sobre a Política de Assistência Social. Recentemente, foi realizada uma seleção para os profissionais que vão trabalhar nos Creas Regionais durante um ano, podendo haver renovação por mais um.

A secretária da Sedh, Aparecida Ramos, alertou sobre o papel fundamental dos servidores que atuam nos Creas, atendendo à população com serviços na área jurídica, psicológica e da assistência social. “Neste encontro, falamos sobre a política e o planejamento em assistência social e sobre o que esperamos na área de trabalho, nas ações e atendimento aos usuários”, explicou.

Reordenação – Recentemente, os Creas Regionais foram reordenados para atender as localidades onde não existia cobertura da Proteção Social Especial de Média Complexidade.

Um exemplo é o município de Malta, no Sertão, que agora conta com um Creas Regional (além de Malta, também abarca os municípios de José de Espinharas, Vista Serrana, São Bentinho e Condado).

“Sabemos da necessidade de um serviço especializado para atender à população vítima de qualquer tipo de violação de direitos, principalmente nos municípios pequenos, onde os equipamentos de garantias de direitos são restritos”, destacou a coordenadora do Creas Regional de Malta, Robéria Dantas Marques.

Creas – Os Creas são unidades públicas estatais cujo objetivo é atender à população com direitos violados. Contam com equipe multiprofissional formada por advogados, assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais e coordenadores. Na Paraíba, há 92 Creas, sendo 20 regionais, geridos pelo Governo do Estado, e 72 municipais.