João Pessoa
Feed de Notícias

Desenvolvimento do turismo paraibano é tema de audiências em Brasília

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011 - 18:37 - Fotos: 
O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano, e a presidente da PBTur, Ruth Avelino, participam de várias audiências no Ministério do Turismo, em Brasília, esta semana. O objetivo foi solicitar recursos para investir em ações de infraestrutura e divulgação dos destinos turísticos paraibanos. Nesta terça-feira (15), ambos se reuniram com o chefe de gabinete da Embratur, Fábio Manzini, e com o secretário executivo do Ministério do Turismo, Frederico Silva. No final da tarde de quinta-feira (17), o secretário e a presidente da PBTur participarão de audiência coletiva com o ministro do Turismo Pedro Novais.

Na primeira audiência desta terça-feira (15), o secretário executivo do Ministério do Turismo, Frederico Silva, foi extremamente receptivo às reivindicações da Paraíba, principalmente no que diz respeito à liberação de recursos para obras de infraestrutura. Ele garantiu que vai ajudar o Estado no que for necessário para garantir os recursos para o Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur/NE) e outras obras. “Acredito que a Paraíba está pronta para crescer de maneira planejada e com critério, pois tem todas as condições para isso. Estamos aguardando a aprovação do orçamento do governo", disse Frederico Silva.

Na avaliação do secretário do Turismo e do Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Renato Feliciano, houve uma sinalização clara de ajuda financeira aos projetos de infraestrutura turística do Estado. Já a presidente da PBTur, jornalista Ruth Avelino, disse que estará atenta a todas as possibilidades de projetos e ações que possam ser desenvolvidos pela estatal de turismo em parceira com a Embratur e MTur.

Com o chefe de gabinete da Embratur, Fábio Manzini, houve garantia de total apoio nas ações de promoção e marketing internacional. Segundo Ruth Avelino, ele colocou à disposição do Governo do Estado da Paraíba as empresas que prestam serviços ao órgão federal. “É o caso da empresa de Relações Públicas internacionais e dos escritórios brasileiros de turismo, que funcionam em 12 países do mundo. Mas, como o orçamento do Governo Federal ainda não foi publicado, não houve garantia de valores de repasses, mas a Pbtur vai apresentar projetos a partir de março”, explicou Ruth Avelino.

Audiência – Na quinta-feira (17) os dois executivos paraibanos participam da primeira reunião da Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste do ano e logo depois têm audiência com o Ministro do Turismo (MTur), Pedro Novais. Na audiência com o ministro Pedro Novais, o foco será o turismo regional, visto que participarão também secretários e presidentes das estatais de turismo dos outros oito estados nordestinos, que formam a Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE).

Antes do encontro com o ministro, na manhã da quinta-feira, Renato Feliciano, Ruth Avelino e outros integrantes do conselho deliberativo da CTI-NE terão uma reunião preparatória para a audiência, na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços (CNC). Durante a reunião do conselho, serão abordados os seguintes temas: planejamento e perspectivas para 2011 (participação e campanhas promocionais integradas); a Brazil National Tourism Mart (BNTM) 2011, prevista para acontecer em maio, na cidade de Natal (RN), e a atual situação da malha aérea regional.

O programa
– O Prodetur/NE é um programa de crédito para o setor público (Estados e Municípios) que foi concebido tanto para criar condições favoráveis à expansão e melhoria da qualidade da atividade turística na Região Nordeste, quanto para melhorar a qualidade de vida das populações residentes nas áreas beneficiadas. O programa é financiado com recursos do BID e tem o Banco do Nordeste como órgão executor.

Visitas – Nesta quarta-feira (16), o secretário Renato Feliciano e a presidente da PBTur, Ruth Avelino, irão se encontrar com o editor do Caderno de Turismo do jornal Correio Braziliense, Renato Ferraz de Lima. Os gestores do Turismo da PB vão convidar o principal veículo de comunicação impresso de Brasília para um “Fampress” com vistas à elaboração de uma matéria exclusiva sobre o potencial turístico do Estado.