Fale Conosco

27 de março de 2012

Descarte de casos suspeitos de dengue sobe para 26%



Subiu para 26% o número de casos suspeitos de dengue descartados, conforme revela o boletim da dengue da 11ª semana epidemiológica, divulgado nesta terça-feira (27) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). No boletim da semana anterior, o percentual de casos descartados estava em 25,4%. No período de 1º de janeiro a 13 de março, foram notificados 718 casos suspeitos de dengue, o que equivale a uma redução de 83,9% em comparação com o mesmo período de 2011, quando foram registrados 4.451 casos.

O boletim também mostra uma proporção de confirmação de 14,4% das notificações. O Diagrama de Controle – ferramenta usada na epidemiologia para identificar cursos epidêmicos das doenças que possuem potencial de disseminação – retrata a manutenção do número de casos abaixo da média esperada para o período, o que representa um resultado positivo para o estado da Paraíba.

Nesta semana, nos próximos dias 28, 29 e 30, serão visitadas, pela equipe da Gerência de Vigilância em Saúde (Gevs), em parceria com os profissionais das Gerências Regionais de Saúde (GRS) e as secretarias municipais de Saúde, as cidades de Caturité, Montadas e Livramento, que fazem parte da 3ª Gerência Regional de Saúde (GRS), com sede em Campina Grande.

Os projetos dos 35 municípios foram aprovados pelo Ministério da Saúde, que garantiu repasse adicional de R$ 1,5 milhão para combater a doença. No país, 1.159 cidades foram selecionadas. A medida permitiu que os municípios recebessem 20% a mais sobre os repasses regulares do Teto de Vigilância e Promoção à Saúde.

Ao todo, foram R$ 92,8 milhões adicionais. Os planos incluem a qualificação das ações de prevenção e controle da doença. Os recursos serão transferidos do Fundo Nacional de Saúde para os Fundos do Distrito Federal e Municipais de Saúde. As equipes da SES já visitaram as cidades de Cabedelo, Bayeux, Campina Grande, Santa Rita, Conde e Lucena. Esses municípios estão entre os 35 que receberam recurso extra do Ministério da Saúde para reforçar as ações de combate à dengue.

Casos

Casos Notificados – 718

Dengue Clássica – 98

Dengue com Complicações – 3

Febre Hemorrágica da Dengue – 3

Óbitos por Dengue – zero

Descartados – 187

Em investigação – 427