Fale Conosco

12 de março de 2012

Descarte de casos suspeitos de dengue é duas vezes maior que confirmações da doença



Até o dia 9 de março, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu notificações de 424 casos suspeitos de dengue. A proporção de confirmação desses casos, que é de 10,1% das notificações, está abaixo da proporção de descarte, que ficou em 20,9 %. No comparativo do número de casos notificados em 2012 em relação ao mesmo período de 2011, houve redução de 86%. Os dados constam do boletim da 10ª semana epidemiológica, divulgados pela SES nesta segunda-feira (12).

No entanto, a gerente de Vigilância em Saúde, Júlia Vaz, alertou que as ações de controle vetorial devem ser intensificadas pelas secretarias municipais de Saúde e que a população deve ser exaustivamente pautada como corresponsável nesse processo. “Considerando as características climáticas do período, com presença de chuvas esparsas e sol, o que se consolida como um ambiente favorável à proliferação do vetor e, consequentemente, ao aumento da incidência da doença, a recomendação é não baixar a guarda”, recomendou.

Por meio do Diagrama de Controle, ferramenta usada na epidemiologia para identificação dos cursos epidêmicos das doenças que possuem potencial de disseminação para a ocorrência de surtos e epidemias, percebe-se que a ocorrência de casos em 2012 está se mantendo abaixo da média esperada para o período, o que representa um resultado positivo para o Estado da Paraíba.

A equipe da Gerência de Vigilância em Saúde (Gevs), em parceria com os profissionais das Gerências Regionais de Saúde (GRS) e as secretarias municipais de Saúde, está realizando visitas técnicas nos 35 municípios que receberam recurso extra do Ministério da Saúde para reforçar as ações de combate à dengue. As equipes já passaram pelas cidades de Cabedelo, Bayeux, Campina Grande, Santa Rita, Conde e Lucena.

De acordo com a portaria 2557 do Ministério da Saúde, a SES tem como obrigação acompanhar e orientar o cumprimento dos cronogramas de ações de controle, epidemiológicas e também de atenção básica.

Dados
Casos Notificados – 424
Dengue Clássica – 40
Dengue com Complicações – 2
Febre Hemorrágica da Dengue – 1
Óbitos por Dengue – zero
Descartados – 89
Em investigação – 292