João Pessoa
Feed de Notícias

Depois da Paraíba Agronegócios vem a Exposição de Guarabira

sexta-feira, 27 de novembro de 2009 - 17:46 - Fotos: 

O Governo do Estado realizará no período de 14 a 20 de dezembro, a Exposição Agropecuária de Guarabira. O secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), Ruy Bezerra Cavalcanti Júnior, está convidando o público e reafirma o compromisso do governador José Maranhão de resgatar as grandes feiras agropecuárias. Os eventos estão sendo realizados em parceria com os produtores e pecuaristas paraibanos.

Em Campina Grande houve a 47ª Exposição Paraibana de Animais e Produtos Industrializados, de 30 de agosto a 6 de setembro. Em João Pessoa acontece até este domingo (29), no Centro de Eventos e Serviços Henrique Vieira de Melo, a Paraíba Agronegócios 2009. Em Taperoá, o Governo apoiou a 18ª Exposição Estadual de Caprinos e Ovinos e a 5ª Exposição das Raças Nativas Nacionais, no mês de outubro.

Ruy Bezerra avalia que a Paraíba Agronegócios deva gerar R$ 5 milhões em negócios em oito dias e poderá chegar a R$ 20 milhões em negociações posteriores ao evento. O secretário comemora que a exposição de Guarabira será o primeiro evento agropecuário com a Paraíba na classificação de risco médio de aftosa, uma conquista do governo e dos produtores e criadores; portanto, atrairá animais de criadores dos estados vizinhos também, não só da Paraíba. “A Paraíba se encontrava ilhada por conta do risco desconhecido da febre aftosa, e agora retorna à condição de poder comercializar seus produtos e rebanhos”, declarou Ruy Bezerra.

Estandes oficiais – Além das quatro empresas vinculadas à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Emater, Interpa, Emepa e Empasa), a Fundação de Ação Comunitária (FAC) também instalou um estande na Paraíba Agronegócios, reservado ao Programa do Leite.
O Governo do Estado realiza os eventos em parceria com a Federação da Agropecuária do Estado da Paraíba (Faepa), os bancos do Brasil (BB) e do Nordeste (BNB), a Sociedade Rural da Paraíba, o Sebrae, a Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco), além do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e das prefeituras.

Plantel de qualidade – Na Paraíba Agronegócios 2009 estão expostos 3 mil animais, o melhor plantel nas raças de bovinos, caprinos, suínos, ovinos, equinos e aves. Desde as primeiras gestões do atual governador, o Estado vem avançando em padrão de qualidade genética e é referência no País em caprinovinocultura. O Governo importou matrizes e reprodutores dos maiores criatórios do mundo, como Estados, Unidos, Inglaterra e África. Hoje a Paraíba é o maior produtor de leite de cabra do Brasil, mesmo tendo só o sexto maior rebanho.

Na Paraíba Agronegócios estão expostos em 700 baias animais selecionados como gado nelore, zebu, sindi guzerá, holandês, jersey, pardo suíço, girolando (bovino leite) e pitangueira (bovino mista). Entre os equinos, manga larga marchador e quarto de milha. Para os caprinos e ovinos, estarão em exposição raças como anglo nubiana e boer (caprino); e Santa Inês e dooper (ovino). Há ainda suínos e aves.

O presidente da Sociedade Rural da Paraíba, agropecuarista Josenildo Alcântara de Sousa, afirmou que a participação do Governo do Estado na Paraíba Agronegócios é fundamental para o êxito do evento.  “Sem o incentivo do Governo do Estado não é possível a realização de um evento como este”, declarou. A entidade que ele dirige tem hoje 137 sócios ativos.

 

Josélio Carneiro, da Secom-PB