Fale Conosco

27 de maio de 2009

Departamento realiza 2º Encontro de História da Comunicação



Foi aberto na manhã desta quarta-feira (27), no auditório da Faculdade de Administração da Universidade Estadual da Paraíba, o 2º Encontro de História da Comunicação da UEPB. Com a presença de alunos e professores de Jornalismo, o evento pretende contribuir com reflexões sobre a prática da comunicação empresarial, refletir o papel do jornalismo de denúncia e discutir aspectos da produção de reportagens especiais.

Durante a abertura do Encontro, a professora Fátima Araújo, diretora do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), mencionou a participação e produção do Departamento de Comunicação Social nos últimos tempos e parabenizou os organizadores por mais essa produção.

Na opinião do professor Rômulo Azevedo, integrante do Departamento de Comunicação Social, “nunca ocorreram no curso de Jornalismo tantos projetos de extensão como vem acontecendo agora. Isso mostra que a faculdade não se limita apenas aos ensinamentos que são dados em sala de aula, mas que, em eventos dessa natureza, podemos complementar e até enriquecer o nosso conhecimento”.

Responsável pela palestra inaugural, o professor Gilson Souto Maior, com 44 anos de experiência na área jornalística, abordou o tema ‘Jornalismo empresarial, perspectivas atuais’, mostrando aos estudantes outras possibilidades de se trabalhar na área, sem necessariamente estarem empregados em veículos como rádio, televisão ou jornal.

Segundo o palestrante, o jornalista empresarial deixou de ser um mero redator de house organs e produtor de releases, passando a executivo da informação, responsável pelo planejamento e avaliação de oportunidades de divulgação. Ele também alertou os estudantes para ficarem atentos aos concursos públicos, que trazem perspectivas salariais e de estabilidade, além de poderem desempenhar um trabalho eficiente para vender a imagem das empresas a que estão vinculados.

O 2º Encontro de História da Comunicação acontece até esta sexta-feira (29) nos turnos da manhã e noite, e conta com a presença de profissionais da área de Comunicação, como Carlos Azevedo Filho, Fred Ozanan, Marcos Tavares, Horácio de Almeida Lima, Henrique França, Roberto Faustino e Land Seixas.