João Pessoa
Feed de Notícias

Departamento de Educação Física da UEPB realizará festival de dança com alunos de escolas públicas

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010 - 14:54 - Fotos: 

A Casa Brasil – empreendimento do Governo Federal em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba – realizará amanhã (10), às 8h, em Campina Grande, o “Festival de Encerramento dos Projetos de Extensão: ‘A dança vai às escolas públicas’ e ‘Jogos e Brincadeiras na escola: uma possibilidade sócio-educativa’”. Participarão do evento alunos de quatro turmas, das instituições municipais de ensino Professor Miron e Almira de Oliveira – ambas localizadas no bairro de Bodocongó e parceiras da atividade durante 2010.

Os projetos visam permitir às crianças do Ensino Fundamental das escolas públicas o acesso a dança, jogos e brincadeiras – práticas encaradas como excelente instrumento educacional por promoverem a expressão humana e cultural no processo de formação escolar. Cada projeto envolve uma equipe de quatro graduandos do Curso de Educação Física da UEPB e os grupos detêm um bolsista de extensão e alguns voluntários, capazes de atender, só nesse ano, quatro turmas com cerca de 80 alunos, por semestre.

Para a professora Lívia Brasileiro, o conhecimento da dança, destacado nessa iniciativa, é entendido como um campo de saber que integra a vida cotidiana das crianças, e poderia ser mais explorado como conteúdo de ensino nas aulas de Educação Física. “Entendemos que os jogos e brincadeiras também possibilitam o regate da cultura e da memória lúdica dos infantes, de sua família, de sua comunidade e da escola”, acrescentou a professora.

Durante o Festival de Encerramento dos Projetos de Extensão, os alunos assistirão vídeos das aulas desenvolvidas em 2010 e espetáculos de dança apresentados pelo Balé da Casa Brasil UEPB, contemplando dança clássica, popular e contemporânea. A oportunidade também concederá espaço para a exibição de um grupo de hip hop. A Casa Brasil localiza-se na Rua João da Silva Pimentel, 394, bairro da Conceição.

Ascom/UEPB