João Pessoa
Feed de Notícias

Departamento de Comunicação da UEPB organiza livro sobre jornalismo

quarta-feira, 4 de novembro de 2009 - 10:25 - Fotos: 

O atraente prefácio do livro “Metamorfoses Jornalísticas 2: A reconfiguração da forma” (Edunisc, 2009) já antecipa aos leitores as inovações responsáveis pelas constantes transformações no segmento. Organizada pelos professores Demétrio de Azeredo Soster e Fernando Firmino da Silva, este último, do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual da Paraíba, a publicação será lançada em Porto Alegre no dia 14 de novembro, durante a 55ª Feira do Livro, e em São Paulo, no dia 26 do mesmo mês, durante o Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).

Segundo os organizadores, o livro é uma obra indispensável para professores, estudantes, pesquisadores e profissionais refletirem acerca das mudanças ocorridas no jornalismo nos aspectos de produção, distribuição e recepção de conteúdo com os processos de digitalização, convergência e multiplicação de plataformas midiáticas.

Catorze autores, especializados em suas respectivas áreas, lançam olhares e questões sobre os fenômenos emergentes em torno do jornalismo contemporâneo com a crescente complexificação de seus processos. Infografia, midiatização, jornalismo móvel, blogs, Wikipédia, radiojornalismo, telejornalismo, redes sociais, gêneros, fotojornalismo e documentários são alguns dos temas tratados no exemplar.

O livro, cuja capa foi elaborada pelo designer Rudinei Kopp, autor de Design Gráfico Cambiante, é o segundo volume da série “Metamorfoses Jornalísticas”. Ambos os volumes se inserem em um contexto mais amplo, do qual fazem parte ainda dois outros livros: “Edição em jornalismo: ensino, teoria e prática” (Edunisc, 2006) e “Edição de imagens em jornalismo” (Edunisc, 2008), cujo objetivo tem sido observar as alterações que se estabelecem no jornalismo a partir do momento em que ele se vê imerso em um cenário altamente tecnologizado, tendo a Internet como ponto de referência sócio-histórico.

Serviço:

O que: Lançamento do livro Metamorfoses Jornalísticas 2: A reconfiguração da forma (Edunisc, 2009)

Quem: Demétrio de Azeredo Soster e Fernando Firmino da Silva (Organizadores)

Quando: 14/11 (sábado, 18h30) e 26/11 (quinta, 20h)

Onde: Porto Alegre (na 55ª Feira do Livro, 14/11) e São Paulo (7ª SBPJor, 26/11).

Ascom/UEPB