Fale Conosco

13 de maio de 2009

Departamento de Biologia da UEPB promove gincana no “Dia D da Evolução”



As atividades envolvem alunos e professores da rede estadual de ensino fundamental e médio de Campina Grande visando mostrar as teorias da evolução biológica de um jeito artístico e divertido.

Dentro da programação, os alunos farão visita à exposição dos painéis sobre evolução biológica, assistirão a vídeos sobre evolução criados por graduandos do curso de Ciências Biológicas da UEPB e participarão da “Gincana da Evolução”, uma das principais atividades do dia, que envolverá jogos e brincadeiras, porém sempre cercado do tema principal: evolução. O aluno da rede pública que mais se destacar na gincana de conhecimentos sobre evolução será premiado com uma bolsa de estudos anual e integral do Colégio Motiva.

O “Dia D da Evolução” é uma atividade desenvolvida pelo projeto de extensão do Departamento de Biologia da UEPB, “Exposições Científicas na Escola: evolução, para que te quero?”, iniciada em agosto de 2008, que tinha como uns dos objetivos, fazer com que os professores da rede estadual estimulassem seus alunos a aprender mais sobre o tema.

O projeto conta com as seguintes participações: 8 Escolas Estaduais; 10 alunos Extensionistas da UEPB; 8 Professores da Rede Estadual; 8 Turmas da Disciplina Prática de Ensino de Biologia, da UEPB; 250 Graduandos em Ciências Biológicas; 800 Estudantes da Rede Pública.

Histórico do Projeto

O projeto de extensão “Exposições Científicas na Escola” foi iniciado quando estudantes da disciplina “Práticas Pedagógicas em Ciências Biológicas” foram convidados a ler obras como, por exemplo,  “Darwin: do telhado das Américas à teoria da evolução” de Nelio Bizzo e “Evolução Biológica: ensino e aprendizagem no cotidiano de sala de aula” de Silvana Santos, para produção de painéis que pudessem divulgar a teoria da evolução para professores da rede pública. Esses painéis foram expostos no Departamento de Biologia em novembro e dezembro do ano passado.

Em fevereiro de 2009, foi oferecido um curso de atualização para professores da rede de ensino cujo objetivo foi articular parcerias para montagem, nas escolas públicas, de exposições científicas à semelhança do que fizeram os graduandos da UEPB. Os estudantes do Ensino Médio da rede estadual leram o volume especial sobre Evolução Biológica da coleção Ciência Hoje na Escola (SBPC, 2001) para produzir painéis ilustrativos das principais idéias que sustentam as teorias da evolução. O “Dia D da Evolução” marca o lançamento dessas exposições. Os painéis constituirão uma exposição itinerante e circularão posteriormente pelas escolas.

A história e todo trajeto deste projeto está disponível na internet pelo site http://evobiouepb.blogspot.com. Graças ao empenho dos futuros biólogos da UEPB e a dedicação de professores da rede pública, a frase mais famosa do Prof. Dobzhansky, “nada em Biologia faz sentido se não à luz da Evolução”, começa a fazer parte da cultura popular paraibana.