João Pessoa
Feed de Notícias

Departamento da UEPB desenvolve projeto no qual a dança é protagonista

segunda-feira, 24 de maio de 2010 - 10:09 - Fotos: 
O Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está promovendo uma atividade que tem a dança como protagonista. O projeto, intitulado  ‘Universidade em dança’, tem como público alvo estudantes da UEPB e a comunidade do entorno do campus de Bodocongó, em Campina Grande.
 
O estilo de dança ministrado no momento é a contemporânea. “Também estamos iniciando com o estilo Dança de Salão, mas a idéia é mesclar as aulas com dança moderna, técnicas de improvisação, alongamento e flexibilidade, dentre outras”, explicou a coordenadora do projeto, professora do DEF, Elaine Melo. Ela acrescentou que um dos objetivos do projeto é futuramente constituir um grupo de dança.
 
Elaine Melo contou que a atividade começou com alunos da UEPB no final de abril e que está em processo de divulgação para novos alunos da comunidade do entorno do prédio de Educação Física, a exemplo dos bairros de Bodocongó, Malvinas, Santa Rosa, entre outros. Segundo a professora, o objetivo da abertura para não-alunos da UEPB representa uma prestação de serviços gratuita à comunidade, alimentando o desejo de responsabilidade social da Instituição.

No momento, há 15 alunos participando, e não somente do curso de Educação Física. As aulas acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 10h30 às 12h, nas instalações do curso de Educação Física, sala do Grupo de Pesquisa Corpo, Educação e Movimento (GCEM), também coordenado pela professora Elaine e que existe desde 2007.

O grupo e o projeto estão ligados à Rede CEDES (Centros de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e do Lazer), programa do Ministério do Esporte, gerenciada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Esporte da Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer.
 
O projeto possui cadastro na Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UEPB (PROEAC), com três bolsistas atualmente, sendo um bolsista de extensão e dois vinculados à pesquisa. “A intenção é estabelecer relações entre a extensão e a pesquisa dando a mesma relevância na formação”, afirmou a professora Elaine.
 
Elaine Melo de Brito Costa Lemos possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestrado e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Atualmente é sócio-efetiva do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte e professora efetiva da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Dança, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, dança e suas interfaces com a educação e as políticas públicas de lazer.
 
Lançou, recentemente, pela Editora da UEPB (EDUEPB), o livro “De portal abertas para o lazer”, do qual é uma das organizadoras. A proposta do livro também partiu do GCEM.

                                                    Da Assessoria de Imprensa da UEPB