João Pessoa
Feed de Notícias

Denúncia veiculada é infundada. Lixo é acondicionado no setor indicado

terça-feira, 5 de janeiro de 2010 - 20:01 - Fotos: 
A direção do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HETSHL) informa que todos os encaminhamentos necessários em relação a coleta do resíduo sólido (lixo hospitalar) na unidade já foram tomados.

O que ocorreu na manhã desta terça-feira (05) nada mais foi que uma visita de fiscais da Emlur que foram averiguar a suposta denúncia de que o lixo comum estava sendo armazenado juntamente com o lixo hospitalar. Porém, o que foi constado foi o acúmulo de lixo em virtude da grande demanda durante o feriado prolongado de fim de ano. Como se atendeu mais pessoas, consequentemente se produziu mais lixo.

Por tudo isso já exposto, a denúncia veiculada em alguns meios de comunicação é infundada, já que todo o material estava acondicionado em sacos plásticos e no setor indicado para o armazenamento do mesmo.

O problema de acúmulo de lixo enfrentado pelo Hospital de Trauma neste período de grande movimento ocorreu porque na gestão passada, quando houve a licitação para a coleta do lixo hospitalar, a demanda foi subdimensionada. Isto é, se contratou a empresa para um serviço inferior a demanda produzida diariamente por uma unidade de saúde que atende casos de urgência e emergência. Ciente do problema, a direção do hospital, assim como a Secretaria de Saúde (SES), já estão tomando as providências para a solução definitiva do problema.

O HT informa, ainda, que a coleta de todo o resíduo produzido em todos os setores é realizada quatro vezes ao dia. Este material é separado em sacos plásticos com cores indicativas, ou seja, saco branco com identificação para o lixo hospitalar e saco preto para lixo comum. Tudo é armazenado no local chamado de ‘casa de resíduos’, onde uma empresa especializada faz o recolhimento uma vez por dia.

Assessoria de Imprensa do Hospital de Emergência e Trauma