Fale Conosco

21 de novembro de 2011

Dengue teve o menor índice de mortes nos últimos quatro anos



A Secretaria de Estado da Saúde (SES) constatou que, apesar de ter tido o maior número de casos de dengue grave, o ano de 2011 registrou a menor taxa de mortalidade pela doença desde 2008. O levantamento mostra ainda que o ano de 2009, embora tenha registrado o menor número de casos de dengue grave, foi o que apresentou o maior número de casos de mortalidade.

Nesta segunda-feira (21), a SES divulgou o boletim referente à semana epidemiológica 45, que corresponde ao período de 6 a 12 de novembro. O acumulado de casos confirmados de dengue clássica na Paraíba é de 7.698; com complicações, 119; febre hemorrágica, 89; e óbitos por dengue, nove casos. Ainda segundo o novo boletim, foram confirmados sete casos de dengue clássica e descartados 67 casos que foram notificados em semanas anteriores.

Segundo a gerente executiva de Vigilância em Saúde, Júlia Vaz, a diminuição nos casos de mortalidade neste ano é resultado de uma organização dos serviços de saúde, boa assistência e diagnóstico precoce “É importante destacar que o Governo do Estado vem trabalhando esforçadamente com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos da doença, montando campanhas para a prevenção e combate à dengue”, disse.

Júlia explicou que a SES monitora os casos, acompanhando e realizando ações de caráter preventivo e educativo em parceria com os 223 municípios paraibanos, como também realizando visitas técnicas às Gerências Regionais de Saúde, além de oferecer capacitações e oficinas de orientação sobre a doença.

Ela lembrou que algumas medidas simples devem ser adotadas pela população, como tampar as caixas d’água; guardar os pneus em local coberto e seco; não deixar que as garrafas acumulem água, colocando-as sempre com a boca para baixo; observar sempre as calhas para ver se existe água acumulada e colocar areia nos pratos das plantas.

Agenda – Os 37 municípios que foram escolhidos pelo Ministério da Saúde como prioritários para pleitear o incentivo de 20% no Teto Financeiro da Vigilância em Saúde apresentaram os seus planos de contingência da dengue nesta segunda-feira (21). A apresentação aconteceu na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), localizada no prédio da Secretaria de Estado da Saúde, em João Pessoa. Durante a reunião, houve a assinatura de termo de compromisso desses municípios para o aumento no teto da vigilância em saúde.