Fale Conosco

2 de dezembro de 2016

Delegado geral de Polícia Civil participa de Sessão Especial em comemoração ao Dia do Advogado Criminalista



seds dia do advogado criminalistico 3 270x191 - Delegado geral de Polícia Civil participa de Sessão Especial em comemoração ao Dia do Advogado CriminalistaO delegado geral da Polícia Civil da Paraíba, João Alves de Albuquerque, participou, na manhã desta sexta-feira (2), na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), de uma sessão especial em comemoração ao Dia do Advogado Criminalista no Estado. Durante o evento, o delegado João Alves destacou o papel do advogado criminalista que não julga seus clientes, apenas defende, sejam culpados sejam inocentes. Julgar é papel do juiz.

Segundo João Alves, a pessoa que escolhe essa área para atuar deve entender que está ali defendendo os direitos de seu cliente, e não o do crime pelo qual cometeu ou está sendo acusado. Infelizmente, grande parte da sociedade não enxerga assim. O advogado criminal é imprescindível para o cumprimento da justiça. Quando ele consegue a liberdade de alguém, ou que uma determinada pena seja reduzida, não se deve entender que ele está agindo “contra os interesses da sociedade, pois a concessão do benefício foi dada única e exclusivamente pela própria lei”, explicou.

De acordo com João Alves, advogados criminalistas não são criminosos, não compactuam de forma alguma com o crime, mas cumprem o seu papel de fiel observância da aplicação da lei. É claro que, como em todas as profissões, sempre existe a exceção. De forma que é mais do que justo essa homenagem.  “Não tenho dúvida que se trata de um grande evento de celebração da advocacia criminal, uma categoria que deve ser reconhecida pelos serviços prestados à sociedade paraibana”, enalteceu João Alves.seds dia do advogado criminalistico 2 270x191 - Delegado geral de Polícia Civil participa de Sessão Especial em comemoração ao Dia do Advogado Criminalista

O evento foi realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB) e a Associação Brasileira de Advogados Criminalistas na Paraíba (Abracrim-PB) pelos seus respectivos presidentes, Paulo Maia e Sheyner Asfóra, que convidaram todos os advogados paraibanos, notadamente aqueles que militam na área criminal, para comparecerem à Assembleia Legislativa da Paraíba para comemorarem a data, instituída no Estado por Lei de autoria do deputado Adriano Galdino.

O evento aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa e contou com várias autoridades, ocasião em que foi realizado o I Colóquio “Justiça Criminal em Debate” com as seguintes participações: peritos criminais Israel Aureliano e Gabriella Nóbrega; delegados da Polícia Civil João Alves e Iasley Almeida; agente de Polícia Civil Suana Melo; procurador-geral de Justiça Bertrand Asfora; promotor de Justiça Márcio Gondim; desembargador Carlos Beltrão; juiz de Direito Ricardo Vital; defensor público geral Vanildo Brito; advogados criminalistas Félix Araújo Filho e Ítalo Oliveira (presidente da Comissão da Justiça Criminal da OAB-PB).

Após a solenidade na ALPB, as autoridades e convidados participaram de uma Confraternização Solidária dos advogados criminalistas na sede do Clube dos Médicos da Paraíba.