João Pessoa
Feed de Notícias

Delegações africanas conhecem experiências da agricultura familiar em Bananeiras

sexta-feira, 12 de maio de 2017 - 17:52 - Fotos: 

Durante toda essa quinta-feira (11), as delegações dos governos da Ilha de Madagascar e República de Mali estiveram visitando a cidade de Bananeiras para conhecer de perto as ex
periências exitosas da agricultura familiar e cooperativas que fornecem produtos para alimentação escolar. As delegações estão na Paraíba desde quarta-feira (10), com a missão de trocar e obter informações sobre políticas públicas que garantem sustentabilidade no desenvolvimento da agricultura familiar, como também conhecer as comunidades que são beneficiadas pelos programas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 


25 representantes africanos, técnicos do Programa Mundial de Alimentos de excelência do Combate à Fome, o prefeito de Bananeiras, Douglas Lucena, superintendente regional da Conab na Paraíba, Gustavo Guimarães, a secretária executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidários do Estado, Ana Paula Almeida, entre outros convidados, acompaharam a comitiva na visita. 

O primeiro momento da visita foi conhecer a experiência de compra local para alimentação na Creche Municipal Maria Euridice Ramalho, que atende crianças do ensino infantil e berçário. Na sequência, foram realizadas as visitas de campo, nos distritos de Lagoa do Matias e Tabuleiro, e por último, na Cooperativa de Produtores (Coaprodis), e Cooperativa dos Agricultores Familiares do município de Bananeiras (Coopafab), em Bananeiras. 

A secretária executiva Ana Paula Almeida disse que a Paraíba vem sendo modelo na implantação de políticas públicas no campo da agricultura familiar. O trabalho coletivo e o compromisso político vêm transformando realidades, diminuindo desigualdades e retirando pessoas da extrema pobreza. 

Para o prefeito Douglas Lucena, ter sido escolhido pelo FNDE para recepcionar essa missão técnica internacional evidencia o trabalho cotidiano de estímulo aos agricultores locais que a Prefeitura local tem realizado. “Temos hoje um dos maiores índices de compra direta à agricultura familiar no país, superando 65% do total da merenda escolar adquirida em 2016”, observou. 

Christiani Bauni, do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, comentou sobre a importância da visita de Bananeiras para as delegações. “Acharam ótimas as visitas, eles ficaram impressionados com a integração dos programas da agricultura familiar com a educação, o engajamento do poder público na implantação desses programas, facilitando, sobretudo, a vida do agricultor e beneficiando toda comunidade. Será baseado nessas experiências diferenciadas de políticas publicas que eles irão construir um documento para aprimorarem nos seus países”, comentou. 

A visita da delegação africana à Paraíba é uma ação do Governo do Estado, por meio da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional – Caisan/Sesaes, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), juntamente com o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE.