João Pessoa
Feed de Notícias

Delegacia móvel realiza atendimento no combate a violência contra à Mulher

terça-feira, 12 de março de 2013 - 17:35 - Fotos:  José Lins / Secom-PB

Até o dia 25 de março, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) está atuando com a Delegacia Móvel em vários bairros de João Pessoa. A ação é promovida pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, com apoio da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social e do Juizado Especial de Violência Doméstica contra Mulher. O objetivo é informar a população sobre a Lei Maria da Penha e alertar sobre a violência de gênero.

A secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, destacou que os bairros para a campanha foram selecionados a partir do registro dos maiores índices de violência contra mulher, de acordo com dados do Centro de Referência da Mulher de João Pessoa e Casa Abrigo Estadual Aryane Thais. Os bairros que estão sendo assistidos são: Colinas do Sul, Mandacaru, Mangabeira, Bancários, Valentina, Manaíra e Cristo Redentor.

O atendimento itinerante da Delegacia da Mulher integra a programação elaborada pelo Governo do Estado para homenagear a mulher. Nesta terça-feira (12), até ao meio dia, a Delegacia Móvel funcionou no bairro de Mandacaru, no estacionamento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A delegada adjunta da Capital, Renata Matias, avaliou que o trabalho de panfletagem e palestras na comunidade atingiu seus objetivos. “A gente fez algumas palestras, distribuímos panfletos a homens e mulheres com orientações sobre a Lei Maria da Penha e pedindo a todos que contribuam com a redução da violência”, informou.

O trabalho de conscientização também foi realizado dentro de transporte coletivo e teve o auxílio da Polícia Militar.  O capitão Antonio de Sousa Santos, comandante da Unidade de Polícia Solidária em Mandacaru, afirmou que no bairro ainda é preocupante os casos de violência doméstica contra a mulher e aprovou a iniciativa da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana em parceria com a Secretaria da Segurança e Defesa Social.  “É preciso que seja desenvolvida uma cultura de conscientização das mulheres de Mandacaru no sentido de que denunciem à polícia todo e qualquer ato de abuso, maus tratos, violência ocorridos dentro do lar”, enfatizou.

Na Paraíba, a Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar oferece mais de 20 tipos de serviços, entre eles, Casa Abrigo, nove delegacias especializadas, centros de referência, o Núcleo de Atendimento na Defensoria Pública, Promotoria da Mulher no Ministério Público, Juizado Especial de atendimento às Mulheres em João Pessoa, Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres, entre outros.

Em 2012, para reforçar a rede de proteção e atender mulheres em cidades do interior do Estado, a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana inaugurou o Centro Estadual de Referência da Mulher Fátima Lopes, em Campina Grande.

 

Confira os locais de atendimento da Delegacia Móvel esta semana

 

Dia 13 – Mangabeira – Praça Cristo Rei

 

Dia 14 – Bancários – Na Praça da Paz

 

Dia 15 – Valentina – Praça Soares Madruga

 

Dia 19 – Manaíra – Praça Alcides Carneiro

 

Dia 25-  Cristo Redentor – Estacionamento externo da Escola José Lins do Rego

 

Ainda dentro da programação alusiva ao 8 de março (Dia Internacional da Mulher), nesta quarta-feira (13) a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana realiza na PBPrev, das 9h às 17h, uma oficina de elaboração de projetos com gestoras municipais. No período de 13 a 28 deste mês, acontecerá no Casarão 34 a exposição fotográfica “Variações do Feminino”.