João Pessoa
Feed de Notícias

Delegacia da Mulher homenageia policiais e vítimas da violência doméstica

sexta-feira, 8 de março de 2013 - 12:25 - Fotos:  Edvaldo Malaquias

Vítimas da violência doméstica e as policiais civis e militares que lutam contra esse crime foram homenageadas nesta sexta-feira (8) na Delegacia da Mulher de João Pessoa. Um café da manhã realizado na sede da especializada lembrou o Dia Internacional da Mulher e reuniu diversas autoridades envolvidas no combate à violência de gênero, como os secretários titular e executivo da Segurança e Defesa Social (Seds), Cláudio Lima e Jean Francisco, a delegada geral de Polícia Civil da Paraíba, Ivanisa Olímpio, e a promotora de Justiça, Rosane Araújo.

“É sempre bom ter a oportunidade de lembrar que as mulheres são o pilar da sociedade e de parabenizar cada uma delas pelas conquistas alcançadas todos os dias”, destacou o titular da Seds, Cláudio Lima. O secretário executivo da Segurança, Jean Nunes, ressaltou que a luta da mulher por respeito e espaço social está cada vez mais sólida. “Mas devemos sempre reafirmar que o combate à violência doméstica ainda é um grande desafio”.

Primeira mulher a assumir a Polícia Civil da Paraíba, a delegada geral Ivanisa Olímpio – que já esteve à frente da Delegacia da Mulher de João Pessoa – frisou a importância da união social no combate à violência contra a mulher. “O meu desejo é que estejamos sempre unidos para impedir que as mulheres sejam desrespeitadas e que tenham direitos violados”, disse.

A titular da Promotoria de Justiça da Mulher de João Pessoa, Rosane Araújo, recordou algumas conquistas das mulheres brasileiras trazidas pela Constituição Federal de 1988. “Para muitos é inacreditável, mas até 1962 as mulheres brasileiras eram consideradas relativamente incapazes pela lei, o que só mudou em 1988. Por isso, todos os dias devemos lutar pelo respeito às mulheres”.

Comemorações – A Delegacia da Mulher de João Pessoa, uma das nove existentes na Paraíba, é a terceira mais antiga do país e completou 26 anos no último dia 6 de março. Para lembrar a data e o Dia Internacional da Mulher, durante esta semana a equipe de delegacia ofereceu diversos serviços aos seus visitantes, como tratamentos de beleza e imunização.

Além disso, uma campanha de conscientização foi realizada em diversos bairros de João Pessoa com o uso da Delegacia Móvel. “Queremos nos aproximar cada vez mais das mulheres e mostrar que elas têm uma rede organizada de combate à violência criada para protegê-las”, resumiu a titular da Delegacia da Mulher de João Pessoa, Maísa Félix.