João Pessoa
Feed de Notícias

Delegação paraibana busca novos títulos nos Jogos Escolares Brasileiros

quarta-feira, 4 de setembro de 2013 - 17:52 - Fotos:  João Francisco / Secom-PB

No rosto, o sorriso que mistura o orgulho de representar a Paraíba em uma competição nacional com a ansiedade de enfrentar adversários desconhecidos. Assim foi o embarque da delegação paraibana que disputa os Jogos Escolares 2013 (12 e 14 anos) a partir desta quinta-feira (5), em Natal, no Rio Grande do Norte. Os atletas se reuniram no ginásio O Ronaldão na tarde desta quarta-feira (4), de onde seguiram para o Estado vizinho.

Na capital potiguar, eles terão as melhores condições para se concentrar inteiramente nas disputas. O secretário de Esportes, Juventude e Lazer, Tibério Limeira, disse que estava orgulhoso: “O Governo do Estado entende as ações que precisam de investimentos. A prática do esporte é um vetor de desenvolvimento. E é um orgulho grande poder proporcionar as instalações que estamos dando a esses atletas. Além disso, é importante lembrar a reforma da Vila Olímpica Ronaldo Marinho, que vai se tornar um centro de desenvolvimento do esporte. Quem sabe, em um futuro próximo, não teremos mais paraibanos disputando competições importantes, como as Olimpíadas?”.

Mas para chegar longe é preciso que os atletas passem por algumas etapas, a exemplo dos Jogos Escolares. Alana Barbosa, 14 anos, vai competir no tênis de mesa. E a viagem dela foi dividida em duas partes, pois, antes de deixar João Pessoa com destino a Natal, ela precisou encarar os 327 quilômetros que separam a capital paraibana de Mãe d’Água, sertão do Estado, onde vive. Vale lembrar que foi preciso conquistar o título na etapa regional e depois na final estadual para chegar na fase nacional. Diante de tantas dificuldades superadas, impossível não ter confiança: “Vou para ganhar. Treinei bastante e estou confiante”, disse.

Na Luta Olímpica, uma das representantes paraibanas será Alana Gabrielle, que mora em João Pessoa. “Fizemos tudo para dar certo. Treinamos muito e nossa meta é ser campeã e trazer a medalha para a Paraíba”. A declaração que enche a avó de orgulho, que por sinal, é a maior incentivadora: “Estou muito orgulhosa. Ajudei de todas as formas que pude, com compra de material e outras coisas. Ela é muito boa e com certeza vai ser campeã”, falou dona Luísa Pereira.

Veruska Vilar também participou da despedida. Foi dar um beijo e um abraço na filha Ana Beatriz, que tem apenas 11 anos e vai competir no judô. E não escondeu a ansiedade: “O coração está saindo pela boca. Ela é muito nova e mesmo assim já foi terceiro lugar no Brasileiro. Dá muito orgulho”. Mas ela não vai ficar apenas torcendo à distância: “Vou de carro, ficar em outro hotel, mas estarei lá para torcer de perto”.

Na próxima segunda-feira (9), os atletas que competiram nas modalidades individuais retornam a João Pessoa, já que será dada a largada para as disputas nos esportes coletivos: futsal, handebol, basquete e voleibol.