João Pessoa
Feed de Notícias

Delegação do RN visita escola técnica para conhecer modelo paraibano de educação integral

terça-feira, 20 de dezembro de 2016 - 18:10 - Fotos:  Sérgio Cavalcanti

Uma delegação da Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Norte veio a João Pessoa nesta terça-feira (20) para conhecer o modelo de escolas cidadãs integrais e cidadãs integrais técnicas, existentes na rede estadual de ensino da Paraíba. A escola escolhida para visita foi a Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Erenice Cavalcante Fidelis, de Bayeux. O objetivo da visita foi buscar informações para reforçar a implantação do sistema integral técnico no Rio Grande do Norte a partir do próximo ano.

“Viemos conhecer a experiência da Paraíba na educação integral, que nos serve de inspiração para que possamos implantar dois grandes desafios no nosso Estado: as escolas em tempo integral  e as escolas do Brasil Profissionalizado. Então, devido aos resultados que a Paraíba vem apresentando, nós decidimos vir visitar o Estado vizinho numa perspectiva de observar o modelo e tentar adaptar à nossa realidade”, explicou Mônica Guimarães, secretária adjunta de Educação do Rio Grande do Norte.

O assessor de gestão escolar da equipe de implantação do Ensino Médio da Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte, Edmilson Simplício, que também estava na delegação, falou da satisfação de conhecer o modelo de educação integral da Paraíba. “A nossa expectativa para a implantação do Ensino Médio em tempo integral é acompanhar  modelos que já tenham experiências exitosas em todo o Brasil, por isso viemos conhecer de perto o que está sendo feito na Paraíba. O próximo passo será ver como esse modelo será aplicado no Rio Grande do Norte, envolvendo pais, alunos e professores e mudar a lógica de funcionamento das escolas. Vendo o modelo paraibano, que é aplicável, me sinto confortável e confiante”, destacou.

Habyner Lima, aluno do IFRN que também acompanhou a delegação, contou que vai levar aos estudantes tudo o que viu aqui na Paraíba. “Vou repassar para os estudantes secundaristas que essa mudança para o ensino integral trará benefícios para nossa comunidade escolar. Vai ser um grande impacto, mas para termos um Ensino Médio de qualidade”, argumentou.

Maria Clara, aluna da rede estadual do Rio Grande do Norte, contou o que mais chamou a sua atenção no modelo de educação integral da Paraíba. “Achei interessante o modo como vocês trabalham aqui com o aluno, a aproximação e a construção desse processo”, contou.

Para o gerente operacional de Educação Integral da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Gabriel dos Santos Gomes, a visita da delegação do Rio Grande do Norte só comprova os resultados positivos que a Paraíba tem alcançado. “Nosso trabalho é eficaz e está despertando interesse de todo o Brasil em ver o que estamos fazendo aqui: proporcionando uma educação de qualidade para os nossos alunos”, afirmou.