João Pessoa
Feed de Notícias

Definido esquema de segurança para Romaria da Penha em João Pessoa

quinta-feira, 22 de novembro de 2012 - 12:51 - Fotos:  Francisco França/Secom-PB

Foto: Secom-PB

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros divulgaram, nesta quinta-feira (22), o esquema de segurança para a 249ª Romaria de Nossa Senhora da Penha, que será realizada no próximo sábado (24), em João Pessoa. Ao todo, 800 policiais militares e 70 viaturas serão empregadas no policiamento durante os 12 quilômetros de percurso, das 18h do sábado até às 18h do domingo.

O evento deve reunir cerca de 300 mil pessoas. De acordo com o comandante do Policiamento Regional Metropolitano (CPRM), coronel Jefferson Pereira, o esquema de policiamento foi dividido em oito setores, com uma atenção maior para a chegada dos fiéis, no santuário da Penha, onde estarão concentrados 216 homens.

Também receberá atenção especial o trecho que compreende a Mata do Buraquinho e a Universidade Federal da Paraíba (por não possuir vias alternativas de circulação). Neste espaço, algumas medidas de segurança foram tomadas, como a interdição da passarela da Avenida D. Pedro II, que será bloqueada por policiais do Canil para evitar peso na estrutura e não comprometer a segurança dos participantes.

Além disso, foram colocados 22 pontos de observação policial (POP). “O objetivo é garantir a segurança dos fiéis participantes, com aplicação de todos os recursos humanos e materiais da PM, de forma estratégica e antecipadamente planejada”, explicou o coronel Jefferson Pereira, ao destacar que, este ano, a romaria será monitorada por câmeras em toda a área do Santuário.

Outra novidade é que serão instaladas centrais de triagem das ocorrências, em quatro pontos: concentração (na Igreja Nossa Senhora de Lourdes), giradouro da UFPB, giradouro da Companhia de Habitação Popular (Cehap) e no Santuário da Penha.

“Esses postos são de fundamental importância, pois irão dar fluidez ao evento. Aqueles procedimentos mais simples serão resolvidos no próprio local da romaria e outros de maior complexidade já serão encaminhados para a delegacia competente”, disse o comandante geral da PM, coronel Euller Chaves, durante apresentação do esquema de segurança na manhã desta quinta-feira (22).

Planejamento – Durante o planejamento operacional, que durou mais de dois meses, a Polícia Militar participou de várias reuniões com os 14 órgãos envolvidos diretamente no evento, entre eles, Arquidiocese da Paraíba, Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Secretaria de Estado da Saúde, Serviço de Atendimento Móvel Urbano (Samu), Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.

Nos encontros foram discutidos alguns pontos essenciais para garantir a segurança e o bem estar dos fiéis, como a limpeza do trajeto, poda das árvores, disciplinamento dos vendedores ambulantes e disponibilização de posto de atendimento de urgência.

Bebidas  – Uma reunião no Ministério Público Estadual, às 15h desta quinta (22), definirá um termo de ajustamento de conduta (TAC) para proibir a venda de bebidas em vasilhames de vidro. O encontro também disciplinará a atuação de cada órgão envolvido no evento religioso.

Corpo de Bombeiros – Um efetivo de 60 militares e 20 viaturas será empregado neste sábado (24) e domingo (25) durante a Romaria da Penha. O posicionamento dos militares será iniciado às 18h do sábado, ao lado da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, local de concentração para a procissão.

Segundo o coordenador das equipes do Corpo de Bombeiros, major Nazareno Oliveira, serão empregados cinco viaturas de combate a incêndio, um bote inflável, três ambulâncias, quatro motos, duas viaturas de busca e salvamento e ainda veículos de apoio.

Serão instalados dois pontos fixos: um na frente da Secretaria da Segurança e Defesa Social e outro na concentração da Praia da Penha. Os pontos terão atendimento de urgência e emergência, com enfermeiros e médicos.

Também haverá postos móveis na concentração (nas proximidades da Igreja Nossa Senhora de Lourdes), na Santinha (Avenida Pedro II), giradouro da UFPB, Praça da Paz (Bairro dos Bancários), bairro Quadramares e na Praia da Penha. Equipes de salva-vidas estarão na Praia da Penha com um bote inflável para atender toda área.