João Pessoa
Feed de Notícias

Estado garante ajuda a famílias atingidas pelas chuvas em Natuba

quarta-feira, 4 de maio de 2011 - 17:42 - Fotos:  João Francisco/Secom-PB

 

Estrada de acesso à zona rural foi destruída - João Francisco-Secom-PB

Um levantamento total dos estragos feitos pelas chuvas no município de Natuba foi realizado na manhã desta quarta-feira (4) por uma equipe da Defesa Civil Estadual, sob o comando do gerente executivo do órgão, tenente coronel Rufino Tavares. Toda a inspeção foi acompanhada pelo prefeito José Lins da Silva Filho.

A comitiva constatou estragos na principal artéria da cidade, a Rua João Pessoa, de onde foram retiradas mais de cinco caçambas de areia que estava acumulada no leito da rua. Também foi constatada destruição parcial de moradias, estradas, passagem molhada, bueiros, pontes e pontilhões. Cerca de 50 pessoas ficaram desalojadas e estão em residências de familiares em locais seguros.

O prefeito José Lins Filho mostrou à equipe da Defesa Civil Estadual as áreas de risco e ainda entregou relatório da atual situação do município ao tenente-coronel Rufino. A presença da Defesa Civil foi uma determinação do governador Ricardo Coutinho após contato com o secretário de Infraestrutura, Efraim Morais. O relatório sobre a real situação de Natuba será entregue ao governador em caráter de urgência e para a próxima semana estará sendo providenciada ajuda humanitária.

O diretor de manutenção do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), engenheiro Antônio Fleming, verificou a situação das seis estradas que dão acesso à área central do município, sendo constatada que apenas uma pelo Estado de Pernambuco está em boas condições.

Natuba está localizada no Agreste paraibano, distante 130 quilômetros de João Pessoa e 90 de Campina Grande. Possui uma população de 10.600 habitantes, sendo a maioria na zona rural.

O prefeito disse que confia no governador Ricardo Coutinho com relação à ajuda para a recuperação do município, inclusive com recursos. “Esperamos que o governador consiga recursos e ajuda humanitária junto ao Governo Federal para que a população de Natuba não sofra no período invernoso”, disse.

Esta é a segunda vez que Natuba sofre com as chuvas. No início de março também houve prejuízos, principalmente na zona rural, com a queda de barreiras e rodovias intransitáveis. “A prefeitura estava recuperando, mas veio nova chuva e causou novos estragos’, acrescentou. O gerente executivo da Defesa Civil, tenente coronel Rufino Tavares, informou que já determinou levantamento do que o Estado pode oferecer de imediato para as famílias atingidas pela enxurrada.

Igreja matriz foi inundada - João Francisco-Secom-PB

Na terça-feira (3), equipes do Corpo de Bombeiros estiveram nas áreas mais afetadas da cidade, orientando os moradores, sendo necessária a utilização de equipamentos de socorro. A capitão Jousilene de Sales Tavares, comandante do 3° Batalhão do Corpo de Bombeiros, sediado em Guarabira, informou que a unidade militar está de plantão para atender qualquer caso de emergência, tanto em Natuba como nas demais cidades da região do Brejo paraibano.