Fale Conosco

18 de maio de 2009

Defesa Civil pede homologação de emergência em cinco municípios



O coronel Sinval Pinheiro Borges, gerente executivo da Defesa Civil estadual, encaminhou na tarde desta segunda-feira (18) para o Palácio da Redenção, os decretos de Situação de Emergência para homologação por parte do governador José Maranhão dos municípios de Aroeiras, Cachoeira dos Índios, Cacimba de Areia, Congo e Vieirópolis.

A homologação de Situação de Emergência desses municípios será publicada no Diário Oficial após assinatura do governador, e depois encaminhada a Brasília e reconhecida pelo Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional.

Segundo o coronel Sinval Borges, já foram homologados pelo governador e reconhecidos pelo Governo Federal os decretos dos municípios de Patos, Poço Dantas e Santarém.

A Paraíba tem 28 municípios atingidos com mais intensidade pelas chuvas. Doze já tiveram a situação de emergência homologada pelo governador José Maranhão; cinco foram encaminhados para o Palácio da Redenção e outros três reconhecidos pelo Governo Federal.

Enquanto isso, 11 municípios, mesmo os prefeitos tendo decretado situação de emergência, ainda não enviaram a documentação para ser homologada pelo governador e ao mesmo tempo encaminhada ao Ministério da Integração Nacional.

A Defesa Civil estadual já enviou telegramas aos prefeitos para que remetam a documentação. “Sem o reconhecimento do Governo Federal os municípios ficam impossibilitados de receber recursos”, lembrou o coordenador. Os municípios que ainda não enviaram os documentos são Aparecida, Camalaú, Gado Bravo, Igaracy, Livramento, Pirpirituba, Riachão, São Francisco, São José de Espinharas, São José do Brejo do Cruz e São José dos Cordeiros.

Cardoso Filho, da Defesa Civil