João Pessoa
Feed de Notícias

Defesa Civil participará de plano nacional para gestão de riscos

quarta-feira, 10 de novembro de 2010 - 17:53 - Fotos: 
O novo projeto da Secretaria Nacional de Defesa Civil denominado Planejamento Nacional para Gestão de Riscos foi apresentado às equipes da Defesa Civil do Estado da Paraíba na manhã desta quarta-feira (10), no Centro Administrativo Estadual, em João Pessoa.

O trabalho desenvolvido em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina – CEPED UFSC teve início no mês de outubro e foi apresentado a Paraíba pelo engenheiro Rafael Shadeck, dentro do cronograma de atividades onde o sua primeira etapa deverá ser executada em seis meses.

O Planejamento Nacional para Gestão de Riscos tem por objetivo principal construir um Sistema de Informações que estruture os dados relacionados à ocorrência de desastres naturais de grande intensidade no território nacional, tendo como ponto de partida o ano de 1990 até o ano de 2010.

Na primeira etapa do projeto serão identificados e digitalizados os Formulários de Avaliação de Danos – ADAVAN, disponíveis junto aos órgãos estaduais de Defesa Civil, com intuito de recolher em um banco de dados às informações contidas nestes documentos, para posterior sistematização das mesmas, de maneira a convertê-las em informações quantitativas e qualitativas disponíveis para consulta.

Segundo Rafael Shadeck, o trabalho baseia-se em mapear as áreas de Risco levando em conta os aspectos físicos e socioeconômicos, o histórico dos desastres e a percepção dos riscos, além do uso do solo em cada estado brasileiro onde, a participação de cada equipe de Defesa Civil Estadual, será fundamental.

“O nosso papel é diagnosticar as áreas de risco levantando todas as possíveis informações sobre cada registro de desastre natural para construir um Sistema de Informação Nacional confiável e disponível para as instituições e os órgãos relacionados ao assunto”, esclareceu Rafael, enfatizando a importância da Defesa Civil Estadual durante a execução do projeto.   
        

Marcela Gabínio, da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Infraestrutura, com fotos de Walter Rafael, da Secom