Fale Conosco

4 de abril de 2012

Defesa Civil Nacional prepara 11 municípios paraibanos para período de chuvas



Encerra-se nesta quarta-feira (4), a Oficina do Plano de Ação para o Período das Chuvas, realizada para coordenadores da Defesa Civil de 11 municípios paraibanos desde a última segunda (2), na Escola na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep). O evento é parte do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Desastres, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração (Sedec/MI).

Durante a oficina, técnicos da Sedec, juntamente com as coordenações de defesa civil dos municípios, estão elaborando o Plano Municipal de Contingência (Plamcon), para inundações e deslizamentos. O documento estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos na resposta a emergências e desastres, baseados nos dados das áreas de risco de cada município.

Segundo o coronel Walber Rufino, gerente executivo da Defesa Civil Estadual, a parceria com o Ministério da Integração Nacional demonstra a preocupação do Governo da Paraíba para, em casos de desastres naturais, obter uma resposta imediata do Governo Federal por meio do Plamcon de cada município – que terá informações sobre as áreas de risco de inundações e deslizamentos.

“O plano de ação compreende a oficina para o Plamcon, o mapeamento de riscos e a implantação do Sistema de Monitoramento de Desastres. Tudo isso está voltado para a redução dos danos e prejuízos decorrentes de desastres em municípios prioritários, suscetíveis a deslizamentos, enxurradas e inundações”, disse Werneck Carvalho, Chefe da Divisão de Reconhecimento da Sedec.

Segundo ele, o evento vem acontecendo em todos os estados do Nordeste, onde 56 municípios serão contemplados até o final de abril. Na Paraíba, os municípios que participam da oficina são: João Pessoa, Bayeux, Cabedelo, Santa Rita, Campina Grande, Ingá, Mogeiro, Mulungú, Natuba, Salgado de São Félix e Pilar, sendo a posteriormente estendida aos 60 municípios que compõem a lista de prioridades da Defesa Civil Estadual.