Fale Conosco

2 de julho de 2013

Defesa Civil Estadual reforça monitoramento nas áreas de risco



O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil Estadual, reforçou o monitoramento nas áreas de risco na Grande João Pessoa. As localidades estão sendo monitoradas pelo sistema integrado de Defesa Civil, desde o início da noite dessa segunda-feira (1º). As equipes da Defesa Civil Estadual acompanham as precipitações de chuvas e as áreas que apresentam maiores riscos de eventos adversos.

De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos- CPTEC/INPE, a previsão é de chuva no litoral nordestino para os próximos três dias.

Por determinação do governador Ricardo Coutinho, as equipes do Corpo de Bombeiros também trabalham com ações preventivas, orientações e apoio às famílias. Juntamente com a Defesa Civil Estadual e Municipal, os bombeiros prestam assistência e ainda ajudam os moradores na retirada de móveis de dentro das casas que se localizam nos pontos mais perigosos.

A orientação é que ao perceber que existe a possibilidade de um deslizamento, ou uma elevação do nível dos rios deve-se ligar imediatamente para Defesa Civil Estadual no telefone 199, deixar a casa e procurar abrigo seguro. O Corpo de Bombeiros também disponibiliza o telefone 193 para atender emergências.

O Gerente Executivo de Defesa Civil Estadual, coronel Cícero Hermínio, destaca a importância do trabalho de monitoramento das áreas de risco. “A prevenção salva vidas e, neste momento, estamos alinhados no monitoramento das áreas mais vulneráveis a eventos adversos. Nossa maior preocupação é o aumento do nível dos rios e o deslizamento de barreiras. A Defesa Civil está 24h de prontidão para atendimento a população”, finaliza.