Fale Conosco

14 de junho de 2013

Defesa Civil Estadual realiza inspeção nas áreas de risco atingidas pelas chuvas



O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil Estadual, realizou, na manhã desta sexta-feira (14), inspeções nas áreas de risco nas comunidades do município de João Pessoa. A ação aconteceu nos principais pontos atingidos pelas chuvas dos últimos dias: as comunidades do Vale do Timbó, Valentina de Figueiredo, Bairro São José e Saturnino de Brito.

As operações vêm sendo realizadas de forma integrada e sistêmica, sendo que a Defesa Civil Estadual realiza a coleta de dados e monitoramento. Na comunidade do Timbó, foram iniciadas obras de recuperação na via de acesso, bem como a intensificação da retirada dos moradores localizados na área de risco para abrigos em locais seguros. Com a ausência de chuvas, a movimentação de massa da barreira existente no local se encontra estável.

Já no bairro de São José, o nível das águas do rio Jaguaribe continua alto, ameaçando inundar os imóveis pertencentes às comunidades ribeirinhas, que foram removidas previamente do local.

No bairro do Valentina de Figueiredo, o rio Cuiá continua com as águas em nível alto, porém não estão inundando as ruas, deixando livre o tráfego de veículos e não oferecendo risco iminente aos moradores locais.

A situação na comunidade Saturnino de Brito está controlada e parte da comunidade que se instalava nas áreas de risco foi retirada. As ações de monitoramento da área continuam.

De acordo com o gerente executivo de Defesa Civil, coronel Cícero Hermínio, o sistema integrado de Defesa Civil está alinhado na observação e monitoramento das áreas de risco da Grande João Pessoa. “Estamos de prontidão 24h para atendimento das comunidades e orientação às coordenadorias, tanto da Grande João Pessoa quanto da área interiorana”, afirmou.