João Pessoa
Feed de Notícias

Defesa Civil estadual monitora áreas de risco em João Pessoa

quarta-feira, 4 de setembro de 2013 - 10:04 - Fotos:  Secom-PB

A Defesa Civil Estadual monitora e presta assistência nas áreas atingidas pela chuva na região metropolitana de João Pessoa. Desde o final da tarde dessa terça-feira (3), o temporal causou estragos em várias comunidades. O órgão alerta às populações ribeirinhas, de encostas e barreiras que atendam às orientações dos agentes de Defesa Civil. Os moradores devem deixar as áreas de riscos e se dirigir aos abrigos e/ou casas de parentes até que a situação se normalize.

Ao lado de órgãos como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Cagepa, Emlur e Defesa Civil Municipal, a Defesa Civil Estadual participa de uma ação integrada que executa atividades emergenciais nas comunidades do Timbó, Saturnino de Brito, Roger, Bairro São José, além de atendimentos pontuais de forma sistêmica.

As equipes de emergência estão removendo, desde as primeiras horas desta quarta-feira (4), mais de mil pessoas no Bairro São José, que foram atingidas pelo aumento do nível do Rio Jaguaribe. As famílias estão sendo transferidas para abrigos temporários. O sistema integrado de Defesa Civil permanece em alerta, para evitar danos a população, monitorando possíveis movimentos de massa e as precipitações para as próximas horas.

De acordo com o gerente executivo de Defesa Civil, coronel Cícero Hermínio, é fundamental o trabalho coletivo dos órgãos de assistência. “Estamos trabalhando no monitoramento e coleta de dados das áreas de risco, enquanto a equipe da Defesa Civil de João Pessoa trabalha com a parte de atendimento e resposta às ocorrências.”, relatou.

Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), foi registrado um aumento significativo nas chuvas que atingem a Capital paraibana. O índice pluviométrico registrado em apenas 16 horas foi de 168,6mm, mais do que o dobro esperado para todo o mês que é de 67,7mm.

Ocorrências – O Corpo de Bombeiros Militar atendeu entre às 16h dessa terça-feira (3) e as 6h desta quarta-feira (4) um total de 25 chamadas de ocorrências, parte delas relacionadas às chuvas da noite e madrugada, em João Pessoa.

O major Marcelo Lins, Relações Públicas do Corpo de Bombeiros, destacou que equipes de bombeiros militares realizaram alguns cortes de árvores e socorreram pessoas em áreas inundadas, a exemplo dos bairros da Indústria e Esplanada.

Por volta das 19h dessa terça-feira, um homem foi resgatado de seu veículo na avenida principal do Conjunto dos Bancários, que ficou inundada em alguns trechos.

Desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira, homens do Corpo de Bombeiros, junto com equipes das Defesa Civil Estadual e Municipal, estão atuando na comunidade São José em socorro a famílias que ficaram desalojadas.