João Pessoa
Feed de Notícias

Defesa Civil Estadual e Sudene se reúnem para finalizar projeto de capacitação

quinta-feira, 6 de junho de 2013 - 19:09 - Fotos: 

Representantes da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Gerência Executiva Estadual de Defesa Civil se reuniram nesta quinta-feira (6) com um representante da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – Sudene, na cidade do Recife (PE). O objetivo foi alinhar os últimos detalhes para aprovação do projeto de capacitação dos coordenadores e sub-coordenadores municipais de Defesa Civil dos 223 municípios paraibanos.

Participaram da reunião o gerente executivo de Defesa Civil Estadual, coronel Cícero Hermínio; o gerente operacional de Defesa Civil Estadual, Antônio Cavalcante de Brito; e o engenheiro responsável por análise de projetos da Sudene, Marcelo de Castro. Na oportunidade, foram entregues as últimas documentações necessárias para liberação dos recursos, bem como discutida uma possível data de início das capacitações.

Após essa reunião, o nosso projeto entra em fase de liberação de recursos. Tudo acontecendo como o previsto, no próximo mês já iniciaremos as atividades”, destacou o gerente operacional Antônio de Brito.

Esse projeto, voltado para o fortalecimento do Sistema Nacional de Defesa Civil, é fruto de um convênio firmado com a Sudene. Além dos coordenadores e sub-coordenadores dos 223 municípios do Estado, também participarão do projeto o Corpo de Bombeiros, Policia Militar e técnicos da Empresa de Extensão Rural do Estado da Paraíba (Emater).

O engenheiro responsável por análise de projetos da Sudene, Marcelo de Castro, ressaltou a parceria em projetos com a Paraíba. “Sempre nos deparamos com projetos interessantes e viáveis do Estado da Paraíba. Hoje estamos com dois projetos, esse de capacitação dos coordenadores municipais de Defesa Civil, de origem da Defesa Civil Estadual, e um outro da Secretaria de Planejamento e Gestão”, comentou.

De acordo com o gerente executivo de Defesa Civil estadual, coronel Cícero Hermínio, o curso é importante para a prevenção de desastres. “A capacitação dos coordenadores de Defesa Civil, especialmente no que tange à identificação das ameaças, torna-se imprescindível na minimização dos desastres, através da implementação de ações preventivas nos setores da sociedade que serão beneficiados”, destacou.

O curso vai capacitar os profissionais para atuarem com eficiência em eventuais emergências e desastres, desenvolver competências entre os profissionais participantes do curso para atuarem como agentes multiplicadores junto às escolas, sensibilizar os gestores da importância da Defesa Civil no município, fortalecendo o Sistema Nacional e Estadual.

A capacitação vai ocorrer em 14 cidades pólo: João Pessoa, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Guarabira, Patos, Itaporanga, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel, Itabaiana, Pombal e Mamanguape, alcançando os 223 municípios do Estado.