Fale Conosco

19 de junho de 2012

Defesa Civil Estadual alerta municípios para previsão de chuva nas próximas 24 horas



A Defesa Civil Estadual alerta os municípios localizados em todo o litoral paraibano para previsão de chuva nas próximas 24 horas. De acordo com as informações meteorológicas fornecidas pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), desde segunda-feira (18), o tempo está chuvoso nas cidades litorâneas do Estado e em alguns municípios do Brejo e Agreste.

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia para as próximas 24 horas é de chuvas fortes no litoral paraibano; esparsas nas regiões do Agreste e Brejo e tempo nublado nas regiões do Cariri, Sertão e Alto Sertão.

De acordo com a Aesa, o tempo instável e as chuvas são motivados por áreas de instabilidade atmosférica que se propagam do oceano Atlântico em direção à costa leste nordestina. Só nas últimas 24 horas choveu em João Pessoa 51.6 mm. Em 19 dias de junho, a capital paraibana registrou o acumulado de chuva de 228.4 mm, dos 301.7 mm esperados, ou seja, 76,3% em relação à média para todo o mês. O município paraibano que registrou o maior índice pluviométrico nas últimas 24 horas foi Alhandra, com 70.9 mm.

Segundo o gerente executivo estadual da Defesa Civil, coronel Walber Rufino, a Defesa Civil se mantém de plantão desde a madrugada. A orientação também vai para os municípios. “A Defesa Civil alerta às coordenadorias municipais para que fiquem de prontidão em caso de emergência. O Estado se coloca à disposição para atender as cidades atingidas pela chuva”, alerta o coronel Rufino.

Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil Estadual através dos seguintes números: 199 (para João Pessoa) e 8828-8343 (para demais municípios).