João Pessoa
Feed de Notícias

Defesa Civil e Bombeiros programam ações para prevenir estragos das chuvas

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011 - 16:04 - Fotos: 
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, preocupados com a chegada do período chuvoso em Campina Grande, já estão se mobilizando com o objetivo de elaborar um Plano de Contingência e Risco. O coordenador da Defesa Civil do município, Ruiter Sansão, e sua equipe se reuniram nesta quarta-feira (19) com o comandante do 2º Batalhão de Bombeiros, capitão Fábio Santos, e integrantes da corporação para planejar as ações dos próximos dias.

Na reunião preliminar, Ruiter informou que a maior preocupação da Defesa Civil atualmente diz respeito à falta de abrigos na cidade para recolher possíveis vítimas das áreas de risco. “Campina tem apenas um abrigo com capacidade para 35 pessoas e este já está ocupado”, ressaltou.

De acordo com o mapeamento feito pela Defesa Civil, a cidade conta com 22 áreas de risco. O riacho de Bodocongó e o canal das Piabas são motivos de preocupação dos órgãos responsáveis pela segurança da população (Aesa, Bombeiros, Secretaria de Obras e Defesa Civil).

A Defesa Civil já solicitou para a Secretaria de Obras o aprofundamento do Riacho de Bodocongó para evitar enchentes e a limpeza dos canais e bueiros para facilitar o escoamento das águas das chuvas.

Ruiter Sansão informou que está sendo programada a realização de dois cursos de capacitação: Gestão de Desastre e Produtos Químicos, ministrados nas dependências do 2º BBM.

Está prevista ainda para a próxima quarta-feira (26), mais uma reunião de trabalho com representantes de todos os órgãos envolvidos na ação, para que cada um apresente, na sua respectiva área, o plano de ação para prevenção de desastres.