João Pessoa
Feed de Notícias

Defesa Agropecuária estadual erradica foco da cochonilha-do-Carmim

sexta-feira, 1 de abril de 2016 - 15:56 - Fotos: 

A Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, por meio da Defesa Agropecuária, em seu departamento da defesa realiza inspeção fitossanitária para detecção de ocorrência de cochonilha do carmim.

Com essa finalidade, os fiscais estaduais agropecuários realizam através de amostragem, inspeção fitossanitária em campos de produção de palma forrageira, em todo estado. Na inspeção foi detectado um pequeno foco às margens da BR-230, km 107.

Por se tratar de um espaço que não pertence a nenhum produtor de palma a ação conjunta realizada pela Defesa Vegetal da Sedap teve a parceria da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) e corpo de bombeiros que fizeram os procedimentos para erradicar o foco.

O gerente da Defesa Agropecuária no estado, Rubéns Tadeu, ressalta que por determinação do secretário Rômulo Montenegro todas as áreas de plantio de Palma são inspecionadas e que as regiões estão sob controle, nos campos inspecionados foi verificado apenas essa ocorrência e as pragas são sem importância quarentenária. “Apesar de ser uma praga insistente nosso trabalho é para erradicar de vez a presença de focos de cochonilha-do-Carmim, para isso o Governo do Estado tem trabalhado e dado suporte. Já foram distribuídas mais de 5 milhões de raquetes de palmas resistentes para mais de 20 mil  agricultores  em  200  municípios”, esclarece o gerente.

Concluída a inspeção fitossanitária, os fiscais agropecuários, emitem termos de fiscalização, e estão atentos para erradicar  os focos,  caso sejam constatados.