Fale Conosco

22 de outubro de 2012

Defesa Agropecuária desenvolve processo de sorologia em 97 municípios



A Equipe da Gerência Executiva da Defesa Agropecuária (Geda), órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap- PB), desenvolve o processo de sorologia no rebanho bovino em 185 propriedades rurais de 97 municípios paraibanos. A previsão é que o processo seja concluído em março de 2013.

A sorologia realizada no Estado é uma das etapas do conjunto de ações do Governo do Estado de alcançar o status de zona livre da aftosa com vacinação.  O inquérito soroepidemiológico tem como objetivo constatar a inexistência do vírus da aftosa no Estado. O prazo de divulgação dos resultados é de 60 dias após a coleta e o envio de todo o material para laboratórios oficiais do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Estão envolvidos no processo de sorologia, cerca de 400 profissionais da defesa estadual, que foram treinados pela equipe do Mapa sobre noções de sorologia, coleta e envio de materiais. Os técnicos da defesa realizam visitas quinzenais, com vistorias do local e inspeção dos animais selecionados.

O secretário da Sedap, Marenilson Batista, ressaltou o empenho do governador Ricardo Coutinho em dar prioridade e apoio às ações para que a Paraíba seja classificada como zona livre de febre aftosa, através da vacinação. Segundo ele, a classificação traz novos investimentos para a agropecuária da Paraíba.