João Pessoa
Feed de Notícias

Defensoria vai pedir retificação de informações ao Ministério da Justiça

segunda-feira, 9 de novembro de 2009 - 12:19 - Fotos: 

Novos dados com relatórios sobre a produtividade dos defensores públicos da Paraíba serão encaminhados ao Ministério da Justiça, pela defensora geral, Fátima Lopes, que pedirá retificação das informações divulgadas. Ela atribui o baixo desempenho divulgado pelo Ministério à falta de entrega dos relatórios individuais por parte dos defensores, o que leva à Corregedoria a enviar estatísticas que indicam produtividade pequena para toda a categoria.

A defensora disse que recebeu a orientação da presidência do Conselho Nacional das Defensorias Públicas para remeter novos relatórios sobre o desempenho dos defensores em 2008. Outra medida tomada é a suspensão dos contracheques daqueles que não apresentam o relatório individual mensal, informando as petições, os recursos, as audiências e os feitos executados para que a Corregedoria tenha dados mais precisos. Em relação a este ano está havendo mais rigor no controle das atividades e os indicadores serão mais precisos, com dados exatos sobre a produtividade dos defensores.
 
Recadastramento

Além disso, neste mês de novembro será feito um recadastramento de todos os defensores e dos servidores que trabalham no órgão. Uma terceira medida administrativa é a informatização do setor de recursos humanos. Por fim, a defensora geral Fátima Lopes informou que 150 novos computadores serão adquiridos e os defensores que atuam na área criminal vão contar com laptops. Atualmente, a Defensoria Pública conta com 328 defensores. Segundo estatísticas nacionais, o serviço atende a 78% da população e responde por 85% dos feitos judiciais.

Naná Garcez, da Secom-PB