João Pessoa
Feed de Notícias

Defensoria Pública volta a participar do Plantão Judiciário

segunda-feira, 20 de junho de 2011 - 19:18 - Fotos: 

Os defensores públicos na Paraíba voltaram a participar do Plantão Judiciário nos finais de semana. Neste sábado e domingo (18 e 19). De acordo com a gerente executiva de administração da Defensoria, Fátima Marques, é muito importante para a população contar com a presença do defensor, pois muitos dos casos levados ao conhecimento da Justiça são de pessoas que não têm advogado e precisam da assistência gratuita.

Para atender João Pessoa, Bayeux, Cabedelo e Santa Rita, a 7ª Vara Cível, que fica no Fórum Desembargador Mário Moacyr Porto, no centro da Capital, funcionou pela manhã e à tarde. Nos dois dias, a defensora Vera Lúcia Carreiro atuou juntamente com o juiz José Célio de Lacerda Sá atendendo casos de apreensão de adolescentes, mandados de segurança, relaxamento de prisão provisória e casos de prisão em flagrante em que os acusados necessitaram da intervenção do defensor.

Segundo o juiz José Célio Lacerda de Sá, o plantão ficava deficitário sem a presença do defensor público. “Muitas das nossas demandas são casos em que as partes envolvidas são carentes financeiramente e precisamos dar encaminhamento e resolver dentro do plantão”, comentou. A defensora Vera Lúcia explicou que é possível realizar audiência se todas as partes envolvidas estiverem no plantão, como a Polícia Civil, Ministério Público, Defensoria e Tribunal de Justiça. “Seja qual for a demanda, não é necessário esperar para a segunda-feira. Resolvemos na hora durante o sábado ou domingo”, destacou.

De acordo com o calendário, nos próximos dias 24, 25 e 26 de junho  vão estar funcionando em regime de plantão para atender a grande João Pessoa a 2ª Vara de Família da Capital no Fórum Cível; a Comarca de Lucena; a 5ª Vara Criminal em Campina Grande; a 2ª Vara de Cuité; o Fórum de Malta e o de Araruna. “O nosso plantão é de acordo com as regiões. Cada região toma conta de mais uma cidade e quem precisar dos serviços da Defensoria, basta ir ao plantão”, esclareceu a defensora Fátima Marques. Para conferir os dias do Plantão Judiciário, o calendário está disponível no site: www.tjpb.jus.br