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Defensoria Pública usa redes sociais para dar orientações ao público

terça-feira, 7 de junho de 2011 - 11:10 - Fotos:  José Lins - Secom-PB

As pessoas que utilizam redes sociais como twitter, orkut e facebook podem acessar a Defensoria Pública do Estado da Paraíba e tirar dúvidas online sobre a assistência jurídica que o órgão presta gratuitamente ou mesmo buscar alguma informação com relação a seus direitos. Diariamente, a Coordenação de Assistência Jurídica da instituição mantém esse canal aberto com a população.

De acordo com o coordenador jurídico, André Herbert Cabral, quem tiver interesse em saber como o órgão funciona, em que áreas atua ou mesmo tiver qualquer dúvida sobre Direito Criminal, Cível, Família, Criança e Adolescente, Direito da Pessoa Idosa, dos Portadores de Necessidades Especiais e Direito do Consumidor, deve entrar em contato com a Defensoria pelo twitter @defensoriagovpb e fazer a pergunta. A resposta será dada em tempo real.

O mesmo canal de interação está disponível em outras redes sociais, como orkut e facebook. “Todos os dias recebemos perguntas de internautas que precisam de orientação sobre seus direitos e buscamos responder com rapidez para ajudá-los a encaminhar os seus problemas. Se percebemos que ele precisa entrar com uma ação, oferecemos o passo a passo para chegar à Justiça”, esclarece André.

A Defensoria Pública é o órgão responsável pela defesa daqueles que não dispõem de meios necessários para custear despesas com processo e advogado, tanto nas ações judiciais, como nas questões administrativas. O defensor atua em todos os processos da Justiça Comum Estadual, incluindo mandados de segurança, ações relativas ao idoso, adolescente, consumidor, meio ambiente, juizados especiais, atendimento nos presídios e cadeias públicas, como também na defesa da mulher com aplicação da Lei Maria da Penha.

Na Capital, a sede do órgão fica no Parque Solon de Lucena, 300, no Centro, mas mantém em funcionamento, de segunda a sexta-feira, o Núcleo de Atendimento, que fica na Avenida Dom Pedro II, e pontos de atendimento na Casa da Cidadania, em Jaguaribe, e no Fórum de Mangabeira.

No interior do Estado, onde há Fórum há também locais de atendimento da Defensoria Pública. “Mas, lembrando: se você precisar apenas tirar alguma dúvida, recorra à internet (Twitter, Orkut e Facebook), pois estamos à sua disposição diariamente e muitas vezes podemos resolver suas pendências orientando online”, ressalta André Herbert.