Fale Conosco

12 de março de 2015

Defensoria Pública representa réus em 290 júris no interior da Paraíba



A Coordenação do Tribunal do Júri da Defensoria Pública da Paraíba registrou a participação em 294 júris de ações penais de crimes dolosos contra a vida em 49 cidades do Estado, durante o ano passado. Essa participação representa um aumento de 18,4% em relação ao ano de 2013.

A equipe de sete defensores criminalistas atuou na representação de réus que não tinham advogado particular e conseguiu absolvição ou desclassificação de crimes para mais de 40% dos julgados. Para este mês estão marcados júris em Bayeux, Cabedelo, Sapé, Guarabira, Patos, Coremas e Araruna.

O gerente de Execução Penal e Acompanhamento de Penas Alternativas da DPPB, defensor público Carlos Roberto Barbosa, explicou que, além da participação em juri popular nas cidades do interior do Estado, a equipe de criminalistas participa ativamente da Semana Nacional do Júri recomendada pelo Conselho Nacional Justiça(CNJ).

Este ano, o primeiro esforço concentrado está marcado para o período de 13 a 17 de abril, dando prioridade ao julgamento dos crimes dolosos com réus presos. O defensor Carlos Roberto disse que a Semana Nacional  faz parte do cumprimento da Meta Enasp que deve ser alcançada até outubro de 2015.