Fale Conosco

26 de setembro de 2013

Defensoria Pública participa de mais uma Ação Comunitária em João Pessoa



Os moradores dos bairros da zona sul de João Pessoa, principalmente os da Comunidade Laranjeiras, no bairro José Américo, vão ter acesso a vários serviços neste sábado (28), com a realização da terceira Ação Comunitária, que reúne equipes de diversos órgãos do Governo do Estado, a exemplo da Defensoria Pública, Fundação de Ação Comunitária, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Saúde, Programa Cidadão e Secretaria de Educação.

Os atendimentos à população começam às 11h e vão até às 17h nas tendas que serão montadas na Rua Luis Gonzaga Mendes Lira, em Laranjeiras. Quem for ao local vai receber assistência jurídica gratuita da equipe de defensores e assistentes sociais da Defensoria Pública.

Os defensores vão tirar dúvidas e orientar sobre ações de divórcio, alimentos, guarda de filhos, fornecimento de medicamentos, ações relativas a despejo, cobranças, indenizações, problemas ligados ao condomínio, usucapião, inventário, acidentes de trânsito. Além desses, a população pode consultar também sobre os direitos da criança e adolescente, idosos, consumidor, defesa da mulher e violência doméstica.

De acordo com o defensor público geral do Estado, Vanildo Oliveira Brito, os defensores prestam consultoria jurídica, ou seja, fornecem informações sobre os direitos e deveres das pessoas e é com base na resposta à consulta que o assistido pela Defensoria Pública pode decidir como melhor agir em relação ao problema apresentado.

Na última Ação Comunitária realizada no Centro Social Urbano de Mandacaru, no dia 13 de setembro, mais de 30 atendimentos foram feitos e alguns terminaram se transformando em ação judicial. “Estamos em parceria com outros órgãos levando serviços importantes aos bairros para descentralizar os atendimentos e aproximar cada vez mais o trabalho da Defensoria a população”, acrescentou o defensor geral.

Além de orientação jurídica, as pessoas vão participar da ação comunitária, com aferição de pressão arterial, teste de glicemia, emissão de Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, corte de cabelo, recreação, sensibilização sobre o perigo das drogas por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), apresentação do Canil da Polícia Militar da Paraíba (PMPB) e as oficinas de pintura e do Corredor da Leitura da FAC.