Fale Conosco

18 de junho de 2009

Defensoria Pública leva o Balcão do Direito ao Bairro das Indústrias



O Programa Balcão do Direito, iniciativa criada pela Defensoria Pública do Estado da Paraíba e lançada em caráter experimental no mês de maio último, será ampliado e na próxima segunda-feira (22) vai atender ao Bairro das Indústrias, a partir das 9h. Lá, o Balcão atenderá pessoas com a emissão de documentos, assistência médica e cerimônia matrimonial coletiva de 12 casais.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (18), pela defensora pública geral Fátima de Lourdes Lopes Correia Lima, após audiência com o governador José Maranhão, no Palácio da Redenção, em João Pessoa.

Mesmo em fase de experiência, o Balcão do Direito já atendeu 1.500 pessoas. “Nesses eventos é possível se ter acesso a serviços que asseguram cidadania às pessoas, com direito a documentação pessoal, como a obtenção da segunda via do registro civil, e agora assistência medica básica, como verificação de pressão”, observou a defensora.

Segundo ela, é também o momento em que é possível esclarecer dúvidas sobre os direitos de cada um. O evento vai acontecer na comunidade Nossa Senhora da Conceição, no Bairro das Indústrias, onde as famílias serão atendidas por equipes durante todo o dia.

“A Defensoria está chegando mais perto do cidadão, daquele mais carente que mora nos bairros e às vezes não chega aos nossos núcleos. Por isso estamos indo até as periferias levando o nosso atendimento”, afirmou Fátima Lopes. Ela informou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também está integrado ao projeto, o que deve acontecer também com a Defensoria Pública Federal em breve.

José Nunes, com fotos de manodecarvalho, da Secom-PB