João Pessoa
Feed de Notícias

Defensoria Pública fecha semestre com mais de 70 mil atendimentos na Paraíba

quinta-feira, 13 de agosto de 2015 - 18:21 - Fotos: 

A Corregedoria Geral da Defensoria Pública da Paraíba divulgou nesta quinta-feira (13) um balanço dos atendimentos no primeiro semestre do ano (de janeiro a junho/2015). Foram contabilizados 72.222 feitos, desde orientações, atendimentos e encaminhamentos de casos envolvendo a população junto à Justiça. Os números estão relacionados também a ações ajuizadas, audiências e juris. As Varas de Família e Criminal continuam sendo as de maior demanda, com 44.401 atendimentos nesse período.

Em João Pessoa, quem mora nos bairros das zonas norte, leste e oeste, a exemplo de Alto do Mateus, Jaguaribe, Manaíra, João Agripino, Ipês e Mandacaru, deve se dirigir à Central de Atendimento, no Centro. Já quem mora nos bairros da zona sul, como Geisel, Gramame, Jardim Cidade Universitária, Bancários e Mangabeira de 1 a 8, precisa ir à sala da Defensoria no Fórum Distrital de Mangabeira.

De acordo com o defensor público João Gaudêncio Diniz Cabral, responsável pelo atendimento da DPPB no Fórum de Mangabeira, é realizada uma média de 40 atendimentos por dia somente naquela unidade judiciária.

O professor Fábio dos Santos, de 30 anos, procurou a sala da Defensoria no Fórum de Mangabeira depois de ser notificado sobre uma Ação de Alimentos, impetrada pela ex-mulher com quem tem um filho de 1 anos e 6 meses.

“Moro no Geisel e quando recebi a notificação tomei o maior susto, porque a Ação pedia 40% de meus vencimentos. Logo procurei a Defensoria Pública e estou sendo assistido. Serei representado na audiência por um defensor e, com certeza, será estabelecido um valor justo e de acordo com a Lei”, comentou.

A Defensoria Pública atende, principalmente, pessoas com problemas nas áreas de família, cível e criminal, que vão desde mandados de segurança, obtenção de medicamentos, ação de alimentos, divórcio, guarda, busca e apreensão de menores e até inventários.

O acompanhamento dos detentos nas unidades prisionais da Capital e interior do Estado também é feito pela Defensoria Pública. A Gerência Operacional de Articulação com os Estabelecimentos Penais realizou 6.786 atendimentos nos presídios durante os cinco primeiros meses desse ano (janeiro a junho).

Atendimento na Capital – A Central de Atendimento da Defensoria Pública fica na Avenida Rodrigues de Carvalho, 34, Edifício Felix Cahino, Centro, e funciona das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira. Já o atendimento no Fórum Distrital de Mangabeira é feito de segunda a quinta-feira, das 12h às 18h e nas sextas das 8h às 12h. O cidadão também pode procurar o atendimento da Defensoria na Casa da Cidadania do Manaíra Shopping.