Fale Conosco

15 de maio de 2013

Defensoria Pública faz evento pelo Dia Internacional Contra a Homofobia



A Defensoria Pública do Estado da Paraíba promove, na próxima sexta-feira (17), o Dia de  Combate a Homofobia. A programação acontece das 8 às 17 horas em João Pessoa. A Defensoria vai discutir políticas de proteção aos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais).

De acordo com o defensor público geral, Vanildo Oliveira Brito, a Paraíba sai na frente em relação a outros estados do Nordeste na promoção do Dia de Luta Contra a Homofobia, realizando um evento totalmente coordenado pela transexual, pedagoga, cerimonialista e funcionária pública, Márcia Gadelha. “Tivemos a preocupação de trazer a experiência profissional e pessoal de Márcia para que a programação atenda aos anseios  LGBT e, consequentemente, do público em geral. O nosso cuidado é o com o direito do cidadão”, disse.

Programação: 

O Dia Internacional de Combate a Homofobia (17), promovido pela Defensoria Pública, começa às 8 horas com a abertura no anel externo da Lagoa e pelo defensor público geral Vanildo Oliveira Brito. Em seguida está marcada a apresentação da Banda da Polícia Militar e na sequência será servido um café da manhã. A partir das 9h, o microfone será aberto para qualquer pessoa que desejar falar a respeito da homofobia e dos direitos LGBT’s. 

No período da tarde, a partir das 14 horas, será exibido no auditório do Procon-PB, o documentário “O Diário de Márcia”, dirigido pelo professor do Departamento de Mídias Digitais da UFPB, Bertrand Lira, que conta a história da transexual Márcia Gadelha. O vídeo narra os conflitos e dificuldades enfrentados pela transexual que superou preconceitos na vida acadêmica e profissional. Após a apresentação do documentário, será aberta uma mesa redonda sobre o tema: “Homofobia: Criminalização – Dificuldades e Desafios”.