Fale Conosco

23 de setembro de 2009

Defensoria Pública exibe serviços aos alunos de Curso de Juristas Populares



Alunos do Curso de Formação de Juristas Populares foram recebidos pela defensora pública geral, Fátima Lopes, e conheceram todos os serviços oferecidos pela Defensoria Pública da Paraíba. A visita faz parte do segundo módulo do curso, que tem como objetivo capacitar lideranças comunitárias na temática dos Direitos Humanos. A Defensoria Pública foi o primeiro órgão que eles visitaram.
         
Os alunos, que são representantes de entidades como Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Têxteis do Estado, membros de movimentos quilombolas, de luta pela moradia e orçamento democrático, estão fazendo o Curso de Formação de Juristas Populares na Fundação de Defesa dos Direitos Humanos Margarida Maria Alves, em João Pessoa.

Durante o encontro com a defensora pública geral, Fátima Lopes, eles foram orientados quanto ao papel do órgão como “porta de entrada do cidadão à Justiça. É aqui que orientamos e ajuizamos ações em nome de pessoas que reivindicam seus direitos, seja nas varas de família, previdenciária, fazenda ou criminal. Prestamos todo o acompanhamento das ações impulsionadas pela Defensoria de forma gratuita”, explicou.

Segundo a coordenadora do curso, Ana Izabela Chaves, a aula prática – como ela definiu a visita a Defensoria – é essencial para a formação dos juristas populares, pois eles passam a conhecer os órgãos que integram a rede judiciária da Paraíba.

A aluna Aldenora Bezerra, que é membro do orçamento democrático da Capital, disse que depois da visita à Defensoria, pode entender o funcionamento da Justiça Gratuita e isso será importante para repassar na área onde ela atua. “Seremos multiplicadores de informações  quanto aos direitos de cada cidadão”, completou.

Ivani Leitão, da Assessoria de Imprensa da Defensoria Pública