Fale Conosco

6 de outubro de 2016

Defensoria Pública comemora Dia da Criança com ação social na Lagoa 



Em comemoração ao Dia da Criança, a Defensoria Pública da Paraíba realiza na próxima segunda-feira (10), das 8h30 às 13h30, no Parque da Lagoa Solon de Lucena, na Capital, um atendimento itinerante especial, voltado a orientar as pessoas sobre os serviços da instituição na garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Uma equipe de 10 defensores públicos vai estar no Parque da Lagoa preparada para atender a população que precise de orientação para dar entrada em: ação de alimentos (quando ocorre a separação do casal e um dos cônjuges precisa arcar com o custeio do filho); revisão de alimentos (quando existe mudança financeira de quem paga a pensão) e investigação de paternidade, que são os procedimentos mais requeridos em se tratando de crianças e adolescentes.

Junto com o atendimento dos defensores públicos, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) vai estar presente com o  Programa Cidadão. As pessoas que precisarem tirar a 1ª via do RG (identidade) devem apresentar fator RH e tipo de sangue, certidão de nascimento ou casamento. Para quem for tirar o 1º CPF deve levar certidão de nascimento ou casamento, identificação civil, comprovante de residência com CEP e título de eleitor, se for maior de 18 anos. O Programa Cidadão também oferece a foto 3X4.

Outro órgão parceiro da Defensoria nesta ação será a Secretaria de Estado da Saúde, que vai oferecer exames de sangue (fator RH), necessário para tirar o RG. O público alvo são crianças e adolescentes, mas os adultos também poderão dar entrada nos documentos. Serão atendidos até o limite de 50 pessoas.

Além desses serviços, a meninada vai brincar à vontade no momento de recreação, porque a Defensoria estará levando palhaços para a diversão dos baixinhos e, na hora do lanche, distribuição de  pipoca, pirulito e algodão doce. A defensora pública Josefa Elizabete Paulo Barbosa disse que a expectativa é muito boa, porque os defensores vão trabalhar na orientação dos adultos na defesa dos direitos das crianças.