João Pessoa
Feed de Notícias

Defensoria leva Balcão de Direitos a Conceição e São Bento, quinta e sábado

terça-feira, 6 de outubro de 2009 - 17:32 - Fotos: 

A Defensoria Pública da Paraíba vai estar presente nas comemorações do aniversário de emancipação política da cidade de Conceição, no Sertão paraibano. Nesta quinta-feira (8), a partir das 8h, o órgão estadual instala o Programa Balcão de Direitos – Defensoria Itinerante na rua principal daquela cidade, oferecendo vários serviços ao município que fica a 482 quilômetros de João Pessoa.

O Balcão de Direitos vai prestar assistência jurídica aos moradores de Conceição, com uma equipe de sete defensores e assistentes. O Programa Cidadania também é parceiro e vai oferecer a emissão de documentos gratuitos, como carteira de trabalho e segunda via da certidão de nascimento. A prefeitura da cidade levará atendimento médico e os projetos da Secretaria de Ação Social. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) vai participar com sua Cinemateca.

O ponto alto das ações de cidadania será o casamento coletivo, quando 30 casais vão poder legalizar a união civil. De acordo com a defensora pública geral, Fátima Lopes, o casamento coletivo será às 16h, com direito a bolo e apresentações musicais como a de um grupo de flautistas mirins. “É sempre muito bom levar o Balcão de Direitos a cidades paraibanas, pois estamos investindo na melhoria da qualidade de vida da população,” afirmou.

São Bento – No próximo sábado (10) será inaugurado na Rua Manoel Herculano, centro da cidade de São Bento, o Núcleo da Defensoria e do Procon Estadual. A solenidade a ser presidida pela defensora pública geral, Fátima Lopes, está marcada para 8h da manhã, quando começa também uma série de atendimentos do Balcão de Direitos naquele município. Está prevista a realização de 30 casamentos coletivos a partir das 16h. Os mesmos atendimentos oferecidos em Conceição estarão disponíveis em São Bento, numa parceria da Defensoria Pública com a Prefeitura da cidade.

 

Ivani Leitão, da Assessoria de Imprensa da Defensoria Pública