João Pessoa
Feed de Notícias

Defensoria e UEPB assinam convênio para estágios

segunda-feira, 11 de abril de 2011 - 16:30 - Fotos: 

Estudantes do sétimo período do curso de Direito dos campi de Campina Grande e Guarabira da UEPB interessados em estagiar na Defensoria Pública do Estado já podem procurar a coordenação do curso a partir desta segunda-feira (11) para ter acesso aos termos da parceria firmada entre as duas instituições.   

Isto porque deste a última sexta-feira está em vigor um convênio assinado entre as instituições para o aproveitamento de alunos do sétimo período do curso de Direito em estágios de prática forense. O convênio foi assinado pelo defensor público geral, Vanildo Brito, o subdefensor geral Charles Pereira e a reitora Marlene Alves,

A oficialização do termo de convênio aconteceu em um encontro entre os representantes da duas instituições parceiras na presença do juiz das execuções penais da Campina Grande, Fernando Brasilino Leite, o presidente da Associação dos Defensores Públicos Henriquimar Dutra, professores e diretores de centros da universidade.   

De acordo com o defensor público geral, o novo núcleo da Defensoria Pública em Campina Grande terá instalações físicas para receber até 30 estagiários. Os estágios fazem parte do projeto “Defensoria Cidadã” que visa aproximar cada vez mais a Defensoria da população.

A reitora da UEPB, professora Marlene Alves disse que é uma satisfação muito grande realizar esse convênio de parceria que vai colaborar muito para aprimorar a prática de ensino dos estudantes de Direito, já que eles vão vivenciar o atendimento numa instituição que é responsável por uma demanda muito grande de ações em Varas de Família, Cível e Criminal.

Esse convênio tem uma duração de quatro anos e será supervisionado por professores da universidade. “Os estagiários poderão atender ao público, levantar as necessidades de cada caso e encaminhar ao defensor que será o responsável pela abertura da ação judicial. Os alunos vão atuar auxiliando os defensores nas diversas varas, assim eles vão vivenciar a prática forense”, explicou Vanildo Brito.

Na atual gestão de Governo, a UEPB é a primeira universidade a firmar esse tipo de convênio com a Defensoria Pública. Outras duas instituições, a Unipê e o IFPB estão sendo contactadas para participar também desse tipo de estágio que beneficia muito a classe acadêmica, pois os estudantes terão a oportunidade de vivenciar o atendimento jurídico real, antes de se formarem.