Fale Conosco

18 de maio de 2009

Defensores celebram data com orientações e serviços



O dia nacional do Defensor Público é celebrado em todo o País no dia 19 de maio. Para comemorar data, os defensores públicos da Paraíba vão passar o dia todo orientando a população carente. Uma ação itinerante será realizada no bairro de Mangabeira, das 9h às 17h, na praça que fica na Avenida Josefa Taveira, em frente a Igreja Católica Cristo Rei.

Os defensores vão se revezar atendendo ao público em geral com o objetivo de propiciar aos cidadãos mais pobres todo o serviço relacionado a questões jurídicas, como ações de pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade, retificação de registro civil, relação de consumo, criminais, entre outras. 

A equipe do Programa Cidadania, da Secretaria Estadual de Cidadania e Administração Penitenciária, vai estar presente e quem precisar pode tirar na hora documentos como carteira de identidade, CPF, carteira profissional ou segunda via da certidão de nascimento.

O Detran e o Procon Estadual vão participar orientando as pessoas sobre trânsito e direito do consumidor, respectivamente. E uma equipe da Defensoria Pública da União vai poder orientar e resolver questão relativas a aposentadoria e outros benefícios concedidos pela Previdência Social.

 “A ação em Mangabeira faz parte da campanha nacional “Defensor Público para quem precisa: Justiça para todos”, criada para comemora o dia do defensor que foi instituído em 2002. A data é a mesma em que se comemora o dia de Santo Ivo, aquele que foi reconhecido como o advogado dos pobres,” explicou a defensora pública geral do Estado, Fátima Lopes Correia Lima.

Ivani Leitão, da Defensoria Pública