João Pessoa
Feed de Notícias

Debates definem estratégias para a agricultura em Conferência Estadual

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011 - 14:22 - Fotos: 

Dezesseis grandes temas voltados para os setores produtivos, as forças sociais e as diversidades territoriais vão ser debatidos durante a 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que começa nesta segunda-feira (5). Promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), a conferência será aberta será às 9h, no Cine Bangüê – Espaço Cultural José Lins do Rego, João Pessoa.

Logo após a abertura acontecerá uma mesa temática sobre “Desenvolvimento Rural Sustentável com Inclusão Produtiva e Social”. Os principais convidados são o diretor da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, Manoel Vital de Carvalho Filho, e o ex-presidente da Contag, Manoel José dos Santos.

Às 12h, os participantes farão uma visita aos estandes da Exposição de Produtos e Serviços da Agropecuária e Pesca, como também à Feira Agroecológica da Agricultura Familiar. Esses dois eventos serão realizados no anel interno da Lagoa, no Parque Solon de Lucena, na segunda e na terça-feira, das 8hs às 17h.

A Conferência tem como objetivo criar uma política de desenvolvimento rural sustentável e solidário que contemple os setores produtivos, as forças sociais e as diversidades territoriais da Paraíba. Haverá discussões sobre irrigação, bovinocultura, caprionovinocultura, piscicultura e aqüicultura, atividades não-agrícolas, algodão, cana de açúcar, horticultura, orgânicos/agroecológicos, fruticultura, apicultura/meliponicultura e desenvolvimento territorial.

Na terça-feira (6), as atividades da 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário se concentrarão no Espaço Cultural e começarão às 8h, com apresentação cultural. Depois, serão expostos os resultados dos grupos de trabalho reunidos no dia anterior.

O secretário Estadual do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista, ressaltou que o documento final da Conferência, intitulado “Desafios e Encaminhamentos para a Agropecuária e Pesca da Paraíba”, será divulgado das 11h30 às 12h. Em seguida haverá uma homenagem ao Dia do Extencionista. A conferência será encerada às 12h30.

Temáticas – Os principais debates da Conferência ocorrem na segunda-feira, das 14h às 18h, e vão abordar temas relacionados ao desenvolvimento rural a partir de eixos temáticos.

Cada deabte vai gerar um documento específico, mostrando a nova realidade no setor rural e proporcionando uma avaliação das ações que foram realizadas, bem como um planejamento estratégico para o próximo ano. Os grupos de trabalho serão divididos por temas e as reuniões ocorrerão em diferentes locais.