Fale Conosco

4 de julho de 2018

‘De Repente no Espaço’ traz cantoria de pai e filho nesta quarta



evaldo severino e evaldi filho2 270x179 - ‘De Repente no Espaço’ traz cantoria de pai e filho nesta quartaA cultura popular nordestina marca presença, nesta quarta-feira (4), em mais uma edição do projeto De Repente no Espaço. Desta vez, a cantoria é em família e traz a dupla paraibana Evaldo Filho e Evaldo Severino. Juntos, eles brincam com as palavras e transformam o cotidiano em versos rimados, prometendo uma noite de improvisos e violadas. O evento acontece no mezanino do Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rego, a partir das 19h e a entrada é gratuita. A apresentação é de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento.

Quem já conhece a dinâmica das apresentações sabe que o público também tem o seu momento de interação com os convidados, sugerindo temas e rimas. O apresentador é uma atração à parte, com sua memória infalível ao declamar versos de poetas que são referência na arte do repente.

Para o público fiel do projeto é a oportunidade de conferir a performance desses dois nomes da arte do repente. Poetas que trazem consigo o dom que os permite trazer o verso no improviso. Rápidos no raciocínio e no gatilho mental, os dois têm sempre a resposta de imediato ao oponente.

Evaldo Severino – Cantador que criou na cidade de Sumé, interior da Paraíba, o Projeto Calçada do Repente e posteriormente, o Recanto do Repente. São nestes espaços que acontecem os encontros entre os cantadores, poetas e os admiradores dos versos improvisados.

Evaldo Severino faz esse trabalho há mais de 15 anos, já cantou em vários estados como Pernambuco, Ceará, Maranhão e São Paulo. Nesta mesma vertente da música nordestina ele já fez dupla com grandes nomes da poesia como Sebastião da Silva, Moacir Laurentino, Valdir Teles, Hipólito Moura, Lázaro Pessoa, Raulino Silva, Geraldo Amâncio, Ivanildo Vila Nova, E até com João Paraibano, devido a este currículo grandioso, possui um conhecimento empírico bastante rico na arte do repente.

Evaldo Filho – Herdou do pai a paixão pela arte do repente. Cleyson Silva ou Evaldo Filho, como é mais conhecido que acompanha o seu pai nas cantorias, formando dupla com ele. Faz parte da nova geração do repente.

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no alto sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia-a-dia. A poesia e a viola de Ivanildo estava em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular. Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

Sobre o projeto – O “De Repente no Espaço” é um evento mensal da Funesc lançado em julho de 2015 e faz parte das ações de ocupação do Espaço Cultural. Os encontros acontecem na primeira quarta-feira do mês. A cada nova edição, o público conta com diferentes atrações da Paraíba e de outros Estados da região. Em janeiro e julho de 2016 foram realizados o 1º e 2º “Desafio De Repente”, com várias duplas de repentistas da Paraíba e de outros Estados.

O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto que além conduzir as cantorias realiza oficina de declamação e versos pelo Estado, dentro do projeto.

Serviço

De Repente no Espaço
Convidados: Evaldo Severino e Evaldo Filho

Apresentação: Iponax Vila Nova
Data: quarta-feira, 4 de junho

Hora: 19h
Local: Mezanino 2, Espaço Cultural José Lins do Rego
Entrada: gratuita
Realização: Funesc/Governo do Estado da Paraíba