João Pessoa
Feed de Notícias

De janeiro a julho deste ano, foram distribuídos quase 2 mil litros de leite para bebês de UTIs neon

quarta-feira, 30 de setembro de 2009 - 13:13 - Fotos: 
De janeiro a julho deste ano, o Banco de Leite Humano Anita Cabral, mantido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu, processou e distribuiu 2.992 litros de leite que alimentaram recém-nascidos internados em unidades de terapia intensiva neonatais, em todo o Estado. Os bancos e postos de coleta de leite humano da Paraíba são abastecidos por, em média, 300 mães doadoras, que – além de amamentarem seus filhos – ajudam a salvar vidas de recém-nascidos prematuros, doando o excedente do seu leite.
 
Várias escolas, empresas, hotéis, unidades de saúde e Corpo de Bombeiros estão engajados no projeto. Para aumentar essa rede de parceiros, o Anita Cabral realiza nesta quinta-feira (1º), Dia Nacional de Doação de Leite Humano, duas mobilizações na orla da Capital.

A coordenadora do Banco de Leite do Estado, Socorro Amaro, disse que o alimento coletado hoje é suficiente, apenas, para atender a demanda das UTIs neonatais do Estado, que atendem bebês com até 28 dias de vida. Segundo ela, a SES quer abastecer também as UTIs infantis, que internam bebês com mais de um mês de vida, que estão impossibilitados de mamarem nos seios de suas mães.

“É por isso que realizamos uma série de mobilizações durante o ano todo e contamos com empresas e instituições parceiras, que dão apoio logístico, fazem um trabalho educativo e de conscientização e estimulam o aleitamento materno e a doação de leite humano”, explicou.

A programação desta quinta-feira (1º) começa às 6h30, com uma panfletagem no Busto de Tamandaré, em Tambaú, animada pela Banda de Música da Polícia Militar. O evento vai contar com a participação de profissionais de saúde, que atuam nos bancos e postos de coleta de leite, e representantes das instituições parceiras, além de mães doadoras e seus bebês.

Às 15h, o pesquisador da FioCruz, Franz Reis Novak,  faz palestra para profissionais de saúde e pessoas interessadas sobre os fatores de proteção do leite humano. Às 18h30, a equipe organizada pelo Banco de Leite Anita Cabral retorna à orla de João Pessoa, desta vez fazendo panfletagem na Feirinha de Tambaú. Às 20h, no mesmo local, haverá apresentação do grupo de dança do Centro Cultural Piolin, encerrando as comemorações do dia.

Bancos de leite – O Governo do Estado mantém cinco bancos de leite nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras. Os postos de coleta funcionam nos hospitais Universitário Lauro Wanderley (JP), Edson Ramalho (JP), Flávio Ribeiro (Santa Rita), Regional de Guarabira, da Clipsi (CG), FAP (CG), da Unimed (em JP) e da Guarnição (JP); no Instituto Cândida Vargas (JP|); na Maternidade Frei Damião (JP); na fábrica Demillus, em Santa Rita, e no distrito de Galante (CG).  Todos os bancos e os postos estão sob a coordenação do Banco de Leite Anita Cabral, vinculado à Gerência  Operacional de Alimentação e Nutrição da SES.  

Assessoria de Imprensa da SES-PB