João Pessoa
Feed de Notícias

David Fernandes revela detalhes de visita ao MinC ao secretário Sales Gaudêncio

quinta-feira, 8 de outubro de 2009 - 17:40 - Fotos: 

O secretário de Estado da Educação e Cultura (SEEC), Francisco de Sales Gaudêncio, recebeu na manhã desta quinta-feira (8) em seu gabinete, a visita do subsecretário de Estado da Cultura, David Fernandes. David esteve em Brasília, onde tratou de vários assuntos de interesse do Estado com representantes do Ministério da Cultura (MinC). Um deles foi o Programa Mais Cultura, realizado pelo Governo Federal em parceria com o Estado.

David Fernandes falou da grande demanda de projetos inscritos na Subsecretaria de Cultura, com destaque para região do Cariri paraibano que já inscreveu mais de 400 propostas. O programa tem o objetivo de descentralizar a política de fomento da produção sociocultural e artística, possibilitando que pequenos produtores recebam até 30 salários mínimos para a realização de seus projetos culturais.

O subsecretário considera que o programa Mais Cultura oferecido pelo MinC “é uma demonstração positiva que fomenta a cultura, no sentido de viabilizar os projetos dos artistas do Estado, estimulando o empreendedorismo na área e oferecendo condições financeiras para essas propostas.

Outro assunto tratado durante a visita foi o Plano Nacional do Livro Leitura (PNLL), cujo fórum nacional ocorreu na quarta-feira (7) e contou com a participação do subsecretário. A partir desse evento serão realizados os encontros nos Estados. Na Paraíba, as discussões para elaboração do Plano Estadual do Livro Leitura (PELL) serão iniciadas no próximo mês de novembro.

O PNLL tem por objetivo promover o acesso à leitura e ao livro a toda a sociedade brasileira, contribuindo para a elevação dos indicadores de leitura como condição essencial ao pleno desenvolvimento humano e social.

Janildes Andrade, da Assessoria de Imprensa da SEEC