João Pessoa
Feed de Notícias

David Fernandes recebe o secretário da Identidade e Diversidade Cultural do Ministério

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010 - 16:39 - Fotos: 

Representantes do Ministério da Cultura (MinC) participaram na manhã desta quarta-feira (10) de uma reunião com o subsecretário executivo de Cultura, David Fernandes. Na pauta o desenvolvimento da cultura popular do Estado.

A reunião foi dirigida pelo secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do MinC, Américo Córdula, que entre outros assuntos, informou sobre os vários editais que estão sendo lançados para a área da cultura popular, envolvendo projetos da Cultura Cigana, Cultura do Idoso, Deficientes Físicos e Cultura Indígena.

Ainda este mês, provavelmente no dia 22, Américo Córdula volta à Paraíba para outra reunião. Dessa vez, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde irá tratar da criação de um Centro de Referência de Cultura Popular e também se reunir com articuladores do movimento hip hop, estimulando-os a participarem de um edital que será lançado em março próximo.
Produção – O secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do MinC afirmou que 2010 será um ano de bastante produção na área de cultura popular, pois só este mês já foram lançados nove editais. A previsão é de que até o final do ano, 45 editais nessa área sejam lançados para todo o Brasil.

Finalizando, Américo disse que a Paraíba é muito rica na diversidade cultural, mas que precisa da participação efetiva das cidades do interior que ainda estão muito tímidas nesse sentido. Ele espera com otimismo que o Governo do Estado consolide o projeto de transformar a Subsecretaria em secretaria, uma vez que a Paraíba precisa institucionalizar sua cultura.
O subsecretário David Fernandes classificou como muito proveitosa a reunião e destaca como uma das pautas mais importantes a instalação do Centro de Referência de Cultura, onde serão realizadas oficinas com quatro ciclos anuais. Ciclo de natal, carnavalesco, festa de santos e junino.

Participaram desta reunião, além dos secretários Américo Córdula e David Fernandes, a chefe da Representação Regional do MinC no NE, Taciana Portella, assessores Jorge Garcia e Rose Andrade, além do gerente executivo da Subsecretaria de Cultura, Elinaldo Rodrigues.

 

Da Assessoria de Imprensa da Subsecretaria da Cultura